TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigo: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

O serviço social iniciou na Europa no século XIX. No Brasil, o surgimento do serviço social foi na década de 1930.

Surgiram várias expressões sociais que devido ao sistema colonial que foi implantado aqui no Brasil baseado no trabalho escravo, e na monocultura agrícola que como ate os dias de hoje, se subordinam aos grandes centros da economia mundial, o que marca a vida econômica e social do nosso país.

No século XIX, com o início das lutas pelas melhores condições de vida e trabalho, que descreve a Questão Social no Brasil passou a ser elemento de movimentos sociais. Depois disso, o Estado vai percebendo que a Questão Social é uma realidade, e que pode ser mudado, mas as manifestações ainda são resolvidas por intermédio da polícia.

Com um tempo, ocorre no Brasil uma grande industrialização, surgindo assim às novas expressões da Questão Social. Nesse intervalo de tempo o poder público investiu na expansão da economia, através de empresas estatais ou de associações com capital privado e estrangeiro. Depois desses investimentos tiveram avanços sociais nas áreas de saúde, educação, e assistência social, mas voltando sua política à classe trabalhadora incluída no mercado de trabalho, deixando de lado os trabalhadores rurais desempregados, aqueles que trabalham informalmente. Tendo assim como principal expressão da Questão Social, a desigualdade social. Grandes grupos que necessitam de moradia (habitação), condições mínimas de saúde, vivem em condições miseráveis sem que haja uma política social que garanta seus direitos.

Segundo Iamamoto a expressão “questão social”

“diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado. Tem sua gênese no caráter coletivo da produção, contraposto à apropriação privada da própria atividade humana – o trabalho –, das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos” (2001, p.10).

Atualmente, o problema da questão social não mudou muita coisa. A desigualdade social no Brasil ainda originam muitos problemas como o desemprego, sequestros, violência, problemas que causam desequilíbrios tanto na vida política e quanto no âmbito social brasileiro. E como no início do surgimento do serviço social, se joga a culpa no governo, entretanto, surgem grandes problemas na sociedade que muitas vezes é fruto de carências materiais e intelectuais, isto é, da pobreza. Sendo que a mesma é vista individualmente, devendo assim ser responsabilidade de cada um.

O maior dos desafios é os problemas como a desigualdade social e injustiças que são tolerados e ignorados por não representar uma ameaça direta ao poder político. Por outro lado, tem os homicídios e sequestros, que por representarem ameaças ao poder, recebem uma grande intervenção por parte do governo. Vindo deste motivo a necessidade da questão social representar uma das áreas que mais precisa evoluir no Brasil.

Montaño (2003, p. 195) elucida que o trato na atualidade às refrações da questão social “é passageiro e emergencial, não apenas por não resolver os problemas, mas, por não atuar nos fundamentos da questão e por não dar respostas mais estáveis e abrangentes [...]”.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com