TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS.........................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Sabemos que o Serviço Social é de suma importância na atual sociedade capitalista, porque devido ao avanço tecnológico e econômico, a sociedade cresce e com ela surgem novas demandas, como uma maior necessidade de novas políticas sociais para a integração e apoio dos indivíduos negligenciados, seja pela questão da saúde, lazer, educação, moradia ou segurança.

É com base no desenvolvimento dessa importante ferramenta de estudo da sociedade, que iremos abordar as principais características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980, detalhando as mudanças políticas que influíram no crescimento da empregabilidade do Assistente Social e contribuíram para alavancar as bases do Serviço Social no Brasil.

Explanaremos também as posturas do serviço social diante da trajetória histórica brasileira, e alguns dos movimentos sociais e práticas políticas ocorridas na época. Mostraremos o comportamento do Assistente Social dentro do grupo social no período, baseando-se na metodologia de trabalho usada na época em destaque. Concluiremos de forma crítica analisando a posição brasileira no período histórico abordado.

DESENVOLVIMENTO

Com base no plano de estudo executado em sala de aula, sabemos que os movimentos sociais são partes intrínsecas da sociedade, pois não se molda uma sociedade sem a existência de interesses comuns colocados em pauta através de lutas ou protestos, que visam a reestruturação da sociedade.

Analisando os anos 1960 a 1980 vemos que esse foi um contexto de diversas mudanças sociais, como de algumas revoluções, por exemplo, a implantação da Ditadura Militar em 1964, onde o Brasil foi tomado e governado pelos militares, foi um período de instabilidade políticas, onde o país sofreu com as novas formas de governo, porque eram insensíveis e altamente antidemocráticas, pois a população era repreendida no ato de expressar opiniões contrárias a dos mandantes da época.

Dentro da época, o serviço social apresentou-se em duas vertentes: a conservadora e a mudancista, a conservadora estava mais direcionada a manter os padrões sociais da época e continha-se em seguir modelos impostos sem perspectiva de contrariar os ideais do estado e a mudancista buscou independência e gerou debate critico com relação às mudanças da época.

Olhando para as reconstruções ocorridas no Brasil, o Serviço Social visava a construção de um novo sistema de proteção social, atribuindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com