TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigos Científicos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua Relação com a Reforma

Sanitária.

Embasa na contribuição para o fortalecimento dos projetos ético-político profissional do Serviço Social e da reforma sanitária.O Projeto tem quatro partes:na primeira e segunda são desenvolvidas análises panorâmicas sobre a trajetória histórica do Serviço Social, abordando na primeira o período de 1930 a 1979, na segunda, os anos 80 e 90. A terceira tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre os desafios postos na atualidade para o Serviço Social na área da saúde , na última,são apresentadas algumas questões e proposições sobre o Serviço Social na Saúde, tomando como referência – os princípios fundamentais do atual código de ética dos assistentes sociais.

O surgimento e o desenvolvimento do Serviço Social no período de 30 a 64, bem como a ação profissional na área da saúde, mostram algumas evidências significativas,como o : a conjuntura de 30 a 45 caracteriza o surgimento da profissão no Brasil. A expansão do Serviço Social no país, ocorre a partir de 1945, relacionada com as exigências e necessidades de aprofundamento do capitalismo no Brasil.

O Serviço Social sofreu profundas transformações, no pós 1964, que tiveram

rebatimento no trabalho do assistente social na área da saúde.Houve distensão política,

1974-1979, onde o Serviço Social na saúde não se alterou.A década de 1980, no Brasil, foi um período de grande mobilização política,onde se deu a relação do Serviço Social com o Movimento da Reforma Sanitária, analisando o Serviço Social nos anos 90,deve-se necessário ter em mente ser este o período de implantação e êxito ideológico do projeto neoliberal no país, referindo à política de saúde, o projeto da reforma sanitária é questionado e consolida-se na segunda metade dos anos 90, o projeto de saúde articulado ao mercado ou privatista, foi pautado na política de ajuste, teve como tendências a contenção dos gastos com a racionalização da oferta e a descentralização com isenção de responsabilidade do poder central. O projeto da reforma sanitária vem com que o assistente social trabalhe:a democratização do acesso as unidades e aos serviços de saúde, atendimento humanizado, estratégias de interação da instituição de saúde com a realidade,interdisciplinaridade,ênfase nas abordagens grupais,acesso democrático às informações e estímulo a participação cidadã.

A produção do Serviço Social sobre a área da Saúde no aspecto acadêmico, tomar-se-á como referência a dissertação de mestrado de Matos (2000), no aspecto político, será resgatada a contribuição de Souza,onde estudou todo o material sobre controle social na

saúde publicado no âmbito do Serviço Social.

Os Desafios na Atualidade para o Serviço Social na Saúde,a análise que se faz é que após esses anos de governo é que a política macroeconômica do governo anterior foi mantida. As políticas sociais continuam fragmentadas e subordinadas a lógica econômica,considera-se entao que, na atualidade, os dois projetos existentes na saúde, referidos anteriormente, ainda estão em disputa: o projeto da reforma sanitária x o projeto privatista. O atual governo ora fortalece o primeiro projeto e ora mantém a focalização e o desfinanciamento,que é o segundo.

Reflexões sobre o Serviço Social e os limites da aplicação do Direito.

Desde o movimento de reconceituação,que a luta pelos direitos sociais é uma bandeira de segmentos importantes da categoria.Mesmo tendo formalmente superado os princípios de dignidade e perfectibilidade humana ainda têm sobre os agentes profissionais grande influência,assim,os conceitos de direitos sociais e de justiça social são utilizados como premissas universais.Num segundo momento, quando a luta pela democratização substitui a ditadura, quando os movimentos populares, os sindicatos, os partidos políticos, etc., alcançam um status de legalidade, o exercício profissional “não institucionalizado” perde a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com