TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Escolar: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  6.716 Palavras (27 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 27

COMO SURGIU O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

2011

sumário

introdução.............................................................................................01

DESENVOLVIMENTO.................................................................................02

CONCLUSÃO..............................................................................................05

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO..............................................................06

1.INTRODUÇÃO:

O Serviço social surgiu no Brasil na década de 20 e 30 com a emergência e institucionalização com especialização do trabalho, sob a influencia católica européia, com ênfase nas idéias de Mery Richmond e nos fundamentos do serviço social de caso, a técnica esta a serviço da doutrina social da igreja.

Nos anos 30 quando Getúlio Vargas assume o governo, há um grande movimento das massas sociais.O proletariado se organiza e funda o sindicato, para que lutem por melhores condições sociais.

A igreja através da caridade e assistência convidam moças da burguesia para trabalharem a serviço da burguesia sobre o proletariado. Enfim nos anos 30 o serviço social era formado pela igreja e por moças da burguesia.

Nos anos 40, com a segunda guerra mundial cria-se a LBA,tendo como presidenta D. Darci esposa de Getúlio Vargas, nessa década criaram a Petrobras, salário mínimo etc, houve uma grande expansão do serviço sócia. Nesse período há o inicio das praticas de organização e desenvolvimento de comunidade, além do desenvolvimento das peculiares abordagens individuais e grupais. Enfim, a profissão se desenvolve através do serviço social de caso, serviço social de grupo, serviço social de comunidade.

Já nos anos 60 e 70 há um movimento de renovação da profissão que se expressa com termos tanto da reatualização do tradicionalismo profissional,quanto de uma ruptura com o conservadorismo.

Nos anos 80 com os eventos democráticos, inaugura o debate da ética no serviço social, assumindo claramente o código da Etica profissional aprovado em 1986 com a idéia de compromisso com a classe trabalhadora. Já nos anos 90 o serviço social busca a ultrapassagem da pratica tecnista,pretensamente neutra, imedialista ou voluntarista e nos anos 2000 esta conjuntura provoca novas despertas em torno da questão social e do papel a ser cumprido pela políticas sociais.

2. DESENVOLVIMENTO:

O serviço social surgiu no Brasil surgiu nos anos 20 e 30 quando houve a expansão da industrialização e derrubando a agricultura,que na época era o café.

Quando Getulio Vargas assume o governo em 1930, há uma movimentação e organização dos trabalhadores por melhores salários e melhores condições de vida, fazendo com que haja em 1932 uma paralisação geral dos trabalhadores(GREVE).

O governo movimenta a igreja, e a mesma recruta moças de família burguesa para que elas passem a orientar, convencer os trabalhadores (pobres) que o governo assegura saúde, educação e habitação fazendo com que os mesmos voltem ao trabalho.

Quando se cria a primeira escola do serviço social no Brasil em São Paulo abre-se as portas para pessoas pobres e assim abre-se outras escolas como a do Rio Janeiro, Rio Grande do Sul, e Porto Alegre.

Nos anos 40 com inicio da segunda guerra mundial,quando governo brasileiro tinha laços com a Alemanha, os norte-americanos incentivaram o governo brasileiro com empréstimos e o pagamento seria com a ajuda das forças armadas brasileiras na segunda guerra mundial. Tornando-se assim a política da boa vizinhança.

Nessa década de ditadura foi criada a instituição LBA( Legião Brasileira de Assistência) tendo a frente da mesma D. Dacy esposa do atual presidente do Brasil Getulio Vargas. A LBA foi criada para dar assistência as famílias dos soldados brasileiros que iam para a guerra e não voltavam. Nessa mesma década foi criada algumas instituições com parceria do estado como o SENAI(Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SESI( Serviço Social da Industria) e algumas medidas assistenciais e educativas necessárias à adequação da força de trabalho as necessidades da industria em expansão. Nessa mesma época foi criado o salário mínimo, jornada de 08 horas de trabalho e a Petrobras.

Nos anos 50, quando Getulio Vargas volta ao governo pelo processo democrático , funda o partido populista e o também conhecido, ou melhor e chamado o “Pai dos pobre” dando mais valor a questão social,mas sempre ficando com o centro do Estado.Nessa mesma década e sancionado pelo governo direitos; de votos da mulher, a assistência ao menor e ao idoso.

Voltando a questão social antes conhecida como caso de policia, o estado trás pra si para ter sobre o mesmo o controle social.

Nesse período o serviço social foi primordial para o governo, pois o mesmo era controlado pelo Estado.

Quando veio o golpe militar em 1964, onde as forças armadas toma o poder, o serviço social se reduz, ou melhor dizendo fica sem forças, pois o regime militar oprimia os grupos de esquerda,maltratando milhares de cidadãos. Nessa época de repressão vários cidadãos e estudantes foram expulsos do pais. Vários desses esquerdistas depois voltaram ao nosso pais se tornaram políticos, deputados, senadores e ate presidentes,por exemplo Fernando Henrique Cardoso(FHC) e Luis Inácio Lula da Silva. Nessa mesma época há um movimento de renovação da profissão, que se expressa em termos tanto da reatualização do tradicionalismo profissional, quanto de uma busca de ruptura com o conservadorismo. O serviço social se laiciza e passa a incorporar nos seus guardais segmentos dos setores subalternizados da sociedade. Estabelece interlocução com as ciências sociais e se aproxima dos movimentos de esquerda, sobretudo do sindicalismo combativo e classista que se revigora nesse contexto..

O profissional amplia sua atuação para as áreas de pesquisa, administração, planejamento, acompanhamento e avaliações de programas sociais, alem das atividades de execução e desenvolvimento de ações de assessoria aos setores populares. E se intensifica o questionamento da perspectiva técnico burocrática, por ser esta considerada,como instrumento de consideração de classe, a serviço dos interesses capitalistas.

Com os eventos democráticos dos anos 80 inaugura-se o debate da Ética no serviço social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com