TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Ensaios: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

Lucimar Amaral Mendes Iwamoto

Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de TCC I

Professor Regente da Disciplina: Lourenço Brito Felin

Professor Tutor Virtual: Andreia Miranda

Professor Tutor Presencial: Célia Regina Silva

Carapicuíba-SP

2012

SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO

2. ADOLESCÊNCIA

3. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

4. ORIENTAÇÃO SEXUAL E SAÚDE PÚBLICA

5. O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL COMO ESCLARECEDOR DO ADOLESCENTE QUANTO À SUA SEXUALIDADE - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.

6. CONCLUSÃO

1. Gravidez na Adolescência: A importância do trabalho do Assistente Social no esclarecimento e prevenção desse fenômeno tão comum na atualidade.

Embora alguns dados recentes como os publicados n´O Globo (2009), destaquem que o número de adolescentes grávidas tem diminuído nos anos recentes, ele ainda é alarmante.

Segundo Medeiros (2008), entre os anos de 1990 e 2000, o número de adolescentes que engravidaram entre 12 e 19 anos praticamente dobrou. O autor afirma que em 2001 um total de 1.100 jovens grávidas no Brasil tinham menos de 20 anos.

Essa não é uma ocorrência exclusiva do Brasil. No mundo todo, a precocidade sexual vem resultando em adolescentes grávidas, sem nenhum planejamento.

Ao trabalhar com pessoas o Assistente Social, assim como o estudante dessa área se dá conta do quanto o esclarecimento e a informação são necessárias para evitar diversos problemas entre as populações mais carentes.

No meu trabalho, e também no dia a dia, observando com olhar interessado percebo que orientação sexual é uma necessidade, dentro dos núcleos familiares, nas comunidades, na escola e, também, nas instituições que cuidam da saúde.

Usualmente existe uma transferência de responsabilidade, para instituições formais nos casos dessa orientação, já que muitos pais encontram dificuldade em assumir a educação sexual, por vezes até mesmo por desconhecerem os meios de abordagem, assim, percebe-se que o assistente social, como outros profissionais da Saúde, tem papel importante na orientação e apoio da população em situações que poderiam ser diferentes caso as pessoas tomassem consciência de algumas ações simples que podem evitar problemas futuros, principalmente para a parcela mais jovem da população, como os adolescentes.

De acordo com referências do site Boa Saúde (2009), é importante criar núcleos de esclarecimento para estabelecer com clareza os diferentes papéis da escola, da família e da sociedade, para estabelecer que não há substitutos para uns ou outros, mas que esses papeis são complementares.

É importante reafirmar que, além dos passos oficiais e das ações governamentais, há que se contar com interlocutores confiáveis, que se disponibilizem para preencher lacunas de educação nas questões da sexualidade. Esses podem ser os Assistentes Sociais.

Grupos de Especialistas com capacitação específica em educação sexual podem promover a multiplicação desta educação, atuando na reciclagem de conhecimentos de voluntários ou profissionais dispostos a aumentar sua carga de trabalho em favor da comunidade na qual atuam. Os Assistentes Sociais, especialmente aqueles que trabalham no atendimento do público, podem ser de grande ajuda, uma vez que podem, mais facilmente criar laços e ganhar a confiança da população adolescente atendida nas unidades de Saúde Pública.

As discussões em torno da sexualidade, na atualidade, ainda são restritas a prevenção da gravidez e das DST´s, como tema de grande importância. No entanto, a maioria dos adolescentes precisa receber informações sobre vários aspectos da sua sexualidade. Muito mais do que métodos contraceptivos, é preciso ensinar meios e passos para criação de hábitos, valorização das decisões pessoais e compreensão da própria liberdade em termos sexuais ou afetivos.

Os assuntos que dizem respeito á sexualidade precisam ser abordados com clareza e transparência, dando-se qualidade aos diálogos, para que eles atinjam os objetivos.

Para acolher e educar indivíduos na área da sexualidade é preciso sedimentar a educação para toda a família, essa aprendizagem, para ser integral deve ser fornecida pela família, desde o nascimento da criança, para que ela cresça internalizando sua responsabilidade no que diz respeito ao próprio corpo.

É importante que se crie núcleos de informação conquistando o adolescente a partir de discussões, não apenas na área da biologia, mas, essencialmente em torno de questões envolvendo sentimentos, valores, moral e ética, construindo habilidades para que cada adolescente conquistado torne-se um multiplicador do que aprende.

O2. Objetivos

- Objetivo Geral

O objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre gravidez na adolescência reunindo dados específicos na literatura sobre as principais características desse período da vida, buscar entendimento sobre alguns aspectos da sexualidade na adolescência, motivações e razões para que ocorra a gravidez precoce.

- Objetivos Específicos

Os objetivos específicos são :

1. Entender melhor as ações e reações dos adolescentes.

2. Reunir informações para fundamentar minha futura ação como Assistente Social, me capacitando melhor para exercer minhas funções.

3. Conhecer ações governamentais capazes de oferecer apoio e orientação para adolescentes com vida sexual ativa.

4. Buscar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com