TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigo: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Tendo como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica menos desigual que a atual. Reconhecendo nos determinantes estruturais e nas dificuldades da realidade social, os limites e as possibilidades do trabalho profissional, rebelando – se contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparos socialmente. O perfil do Bacharel em Serviço Social atua nas questões sociais, formulando e implementando proposta para seu enfrentamento por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. È dotada de formação intelectual e cultural generalizado à crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto de relações sociais e no mercado de trabalho. Profissional comprometido com os valores e princípios norteados do Código de Ética do Assistente Social.

O Estado que é o representante de uma ordem social determinada, necessita da prática profissional do Assistente Social para realização da problemática social gerada pela sociedade capitalista, e par controlar ou canalizar os conflitos emergentes. Deixando a visão de que desigualdade social é fator natural. Naturalmente não podemos apelar para uma fórmula mágica que cura todos os males da humanidade, entretanto, no idealismo inútil, mas assumindo como direito inalienável da população explorada, a busca e a garantia da política social, de forma organizada e planejada. Não confundindo o assistencialismo com assistência, nem deixando a demagogia tomar conta e ofuscar a realidade.

DESENVOLVIMENTO

Um Assistente Social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Este profissional deve concluir o curso de Serviço Social, devidamente reconhecido pelo MEC e possui inscrição no Conselho Regional de Serviço Social - CRESS. Atualmente, a profissão é regida pela Lei Federal 8.662/93 que estabelece suas competências. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais atuam na normatização e na defesa da categoria, visando a qualidade dos serviços prestados à sociedade. A profissão de assistente social pode contribuir muito para mudar os rumos das políticas sociais de um país. Frequentemente o Serviço Social é confundido com assistencialismo, serviço voluntário, caridade, lucro e outros.

O delineamento desses questionamentos permitiu, também, formular a premissa básica de que a atitude investigativa é o fomento básico do exercício profissional do assistente social que se refere ao movimento de desocultamen- to do real, e também que esse profissional, assim como o de outras áreas, só investiga aquilo que conhece e o incomoda: “Ou seja, nada pode ser intelectu- almente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática” (Minayo, 1999, p. 17).

A assistência social compreende o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a interação do indivíduo à sociedade. O mesmo trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais.

Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para reintegração dos marginalizados. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aos seguimentos excluídos da sociedade. Em empresas realiza campanhas de segurança no trabalho e acompanha funcionários nas questões de saúde, finanças, sociais e familiares.

Programas governamentais, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), sempre necessitam repor seus quadros. Nas ONG’s, as contratações são realizadas sem a necessidade de concursos públicos. O projeto Guri, em São Paulo, cuja finalidade é promover a inclusão sociocultural por crianças por meio de ensino musical é exemplo de entidade não-governamental que recebe o formado no curso. Empresas que produzem fundações, como o grupo o Orsa, de papel e celulose, e a vicunha, empresa têxtil, também contratam o profissional.

O Projeto Degraus, por meio das oficinas desenvolvidas tem o objetivo de propiciar às crianças, as quais se encontram em situação de vulnerabilidade social e pessoal, atividades prazerosas, com o intuito de promover novos conhecimentos e aprendizados em sua atuação escolar e social preparando-as para a formação e construção de identidade e uma melhor cidadania.

Através das atividades desenvolvidas no Projeto Degraus, muitos dos direitos assegurados por lei da criança e adolescente são efetivados, com a finalidade de afastar essas crianças do trabalho infantil, drogadição e exploração sexual, proporcionando assim momentos descontraídos e agradáveis. No Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 4º, define:

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Para QUINTÃO (2005, p. 2)

[...] o Serviço Social tem grande contribuição a dar à política pública da Educação e aos desafios que se apresentam para a elevação do rendimento escolar, a efetivação da escola como espaço de inclusão social e a formação cidadã de nossas crianças e jovens.

O assistente social pode trabalhar com crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com