TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Casos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 8

SAÚDE DA FAMÍLIA

Benedito Souza Gonçalves Júnior

RESUMO

O modelo de atenção básica centralizado na saúde da família há um grande envolvimento dos profissionais da saúde com a população, através da assistência dos serviços oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sabemos que o foco da estratégia de saúde é dar contribuição na reorientação do modelo assistencial da atenção básica, conforme os princípios do SUS; com atuação nos PSF, dessa forma as equipes de saúde tem a responsabilidade de conhecimento com a realidade local, o modo de vida familiar e comunitária, para o desenvolvimento do processo de planejamento pactuado de saúde. Este estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica qualitativa, exploratória e descritiva. Conforme o artigo apresentado, percebemos que a estratégia de saúde propostas pelo governo, foram consolidadas a partir da Constituição Federal de 88 que estabeleceu “saúde um direito de todos e dever do Estado”; e com as leis orgânicas de saúde 8.080 e 8.142 ambas de 1990, proporcionando assim, bem-estar à população brasileira. Dessa maneira, através destas leis todo brasileiro tem a garantia de seus direitos no acesso às ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, idealizado pelo SUS. Portanto, pode concluir que se torna necessário oferecer atenção para a implantação das equipes do PSF nos municípios, qualificando os profissionais, visando o atendimento integral das famílias, mudando não apenas o local de atuação, mas principalmente, a conduta desses, no modelo assistencial pautado no compromisso ético – político.

Palavras-chave: Saúde. Família. Profissionais de saúde.

FAMILY HEALTH

ABSTRACT

The basic model of attention centered on the health of the family for a great involvement of health professionals with the population, through the assistance of the services offered by the unified Health System (SUS). We know that the focus of the strategy is to give contribution to the reorientation of the health care model of basic care, according to the principles of the SUS; acting in this way, PSF health teams have the responsibility of knowledge with the local reality, the family and community life, to the development of health agreed planning process. This study is based on a literature search qualitative, descriptive and exploratory. As the feature article, we realize that the proposed health strategy by the Government, were consolidated from the 88 Federal Constitution which established "health care a right for all and a duty of the State"; and with the organic laws of 8,080 and 8,142 health both of 1990, thereby, well-being to the Brazilian population. In this way, through these laws all Brazilian citizens are guaranteed their rights in access to prevention, promotion and restoration of health, designed by SUS. Therefore, it can be concluded that it is necessary to give attention to the implantation of the PSF teams in municipalities, qualifying professionals, aiming at the integral care of families, changing not just the location, but mostly, the conduct of those in the health care model based on the ethical-political.

Words-key: Health. Family. Health Professional.

1-INTRODUÇÃO

O modelo de atenção básica centralizado na saúde da família há um grande envolvimento dos profissionais da saúde com a população, através da assistência dos serviços oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a lei 8.080/90, fica regulamentado o SUS, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, que agrega todos os serviços estatais – das esferas federal, estadual e municipal – e os serviços privados (contratados e conveniados) e que é responsabilizado, ainda sem exclusividade, pela conscientização dos princípios constitucionais (NOB/SUS – 96).

Assim, dentro do Programa Saúde da Família (PSF) atua integralmente à rede municipal, equipes de saúde da família, agentes comunitários de saúde, ou estratégias similares de garantia da integralidade da assistência, avaliadas pelo Ministério da Saúde (MS) com base em normas de direção nacional do SUS (NOB/SUS – 96). Sabemos que o foco da estratégia de saúde é dar contribuição na reorientação do modelo assistencial da atenção básica, conforme os princípios do SUS; com atuação nos PSF, dessa forma as equipes de saúde têm a responsabilidade de conhecimento com a realidade local, o modo de vida familiar e comunitária, para o desenvolvimento do processo de planejamento pactuado de saúde.

O presente artigo tem como objetivo geral analisar as estratégias de atenção à saúde básica com atuação no município. Assim, neste artigo são abordados dois capítulos.

2 REVISÃO LITERÁRIA

2.1-A ATENÇÃO À SAÚDE

De acordo com a NOB/SUS96 a atenção à saúde encerra todo o conjunto de ações levadas a efeito pelo SUS, em todos os níveis de governo, para o atendimento das demandas pessoais e das exigências ambientais, compreendendo três grandes campos, a saber: O da assistência, em que as atividades são dirigidas às pessoas, individual ou coletivamente, e que é prestada no âmbito ambulatorial e hospitalar, bem como espaços, especialmente no domiciliar; O das intervenções ambientais, no seu sentido mais amplo, incluindo as relações e as condições sanitárias nos ambientes de vida e de trabalho, o controle de vetores e hospedeiros e a operação de sistemas de saneamento ambiental; O das políticas externas ao setor de saúde, que interferem nos determinantes sociais o processo saúde-doença das coletividades, de que são partes importantes questões relativas às políticas macroeconômicas, ao emprego, à habitação, à educação, ao lazer e a disponibilidade e qualidade dos alimentos.

As ações de políticas setorial em saúde, resaltamos também as ações administrativas como planejamento, comando e controle, fundamentais e integrantes para o contexto daquelas envolvidas na assistência e nas intervenções ambientais. No Brasil, a Portaria Nº 648 GM/2006, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), define Atenção Básica como: um conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com