TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Monografias: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE PASSO FUNDO

SERVIÇO SOCIAL

APTS AVALIAÇÃO E MOMITORAMENTO

Alunas

Paula Manfredini 2314352387

Juraci Spiller 2625483071

Sandra Maria Vaccari Aliprandini 1102001325

Viviane de Andrade Saccomori 1102001326

Vera Nice Morais 9678467072

Tutora a distância: Maria Aparecida Corrêa Costa

Passo Fundo, 20 setembro de 2014.

Rio Grande do Sul

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS SOCIAIS 05

GRUPOS DE CONVIVENCIA

AS CONTRIBUIÇOES DO ASSISTENTE SOCIAL NA EFETIVAÇÃO DOS 07

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE. 09

SOFTWARE 12

DIFERENCA ENTRE AS PESQUISAS QUALITATIVA E QUANTITATIVA 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 16

INTRODUÇÃO

A monopolização do capital impulsionam as classes mesmas favorecidas a vivenciar a vulnerabilidade social que é o principal fator da desigualdade social.

Vulnerabilidade social é visualizada a partir dos projetos sociais, por intermédio das articulações planejadas elaboradas e executadas propiciando a compreensão das demandas emergentes na sociedade.

Ao assimilar a questão social evidente no âmbito social é necessario elaborar metodologia que contribuam com o empoderamento do individuo no âmbito familiar e social para compreender este processo é necessario avaliar e monitoras as ações previstas.

Avaliação e o monitoramento estão presentes durante o planejamento e execução dos projetos social, propiciam interpretar através da coleta de dados a aceitação, os avanços e as dificuldades das etapas dos projetos sociais.

As diferenças entre ambos é que o monitoramento é a observações e coleta de dados, enquanto a avaliação é executada esporadicamente, o monitoramento é uma atividade executada com uma frequência bem maior.

O levantamento de dados possibilita compreender a correlação entre efetividade, eficiência e eficácia, contribuindo para enumeras quais indicadores sociais que serão mais coerentes para o programa em andamento, possibilitando interpretar quais ações específicas propiciando o empoderamento social e familiar dos indivíduos.

A avaliação dados e as informações coletas servem de base para determinar a eficiência do projeto, pois sua principal preocupação é a determinação da capacidade do projeto na geração das mudanças planejadas, enquanto o monitoramento tem a preocupação do levantamento de dados e informações.

O monitoramento e avaliação do projeto social são fundamentais para desenvolvimento, visto que, para que se tenha uma avaliação eficiente, são necessárias que, durante o monitoramento, sejam coletadas informações relevantes, como, por exemplo: informações sobre as ações, sobre os impactos e efeitos no meio e nos participantes, sobre o alcance das metas, sobre os recursos empregados, sobre os aspectos facilitadores e limitadores, entre outros relacionados ao projeto.

Para que o projeto social alcance o seu objetivo ele de ser capaz de apropriar-se plenamente por seus beneficiários, para que, com isso, se tornem sujeitos de ação no desenvolvimento dele, de forma ativa, e não apenas atores passivos.

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO NOS PROJETO SOCIAL

Ao especificar o tema Avaliação e Monitoramento para a elaboração do projeto social, foi necessário compreender que significa avaliar e monitorar.

Avaliar segundo Chianca (2001:16) é;

“A coleta sistemática de informações sobre as ações, as características e os resultados de um programa, e a identificação, esclarecimento e aplicação de critérios, passíveis de serem defendidos publicamente, para determinar o valor (mérito e relevância), a qualidade, utilidade, efetividade ou importância do programa sendo avaliado em relação aos critérios estabelecidos, gerando recomendações para melhorar o programa e a informação para prestar contas aos públicos interna e externo ao programa do trabalho desenvolvido”.

Após analisar os conceitos acima podemos entender que para realizar a avaliação dos projetos sociais são necessários compreender qual metodologia serão utilizadas para analisá-lo e rever os pontos relevantes do planejamento. Portanto avaliar os projetos sociais é necessário compreender que cada um destes itens que serão citados é importantíssimo para interpretar as conceitualização já deferidas anteriormente.

Avaliação de um projeto requer o envolvimento de dois questionamentos.

• Qual a diferença quer proporcionar com o projeto em planejamento?

• Quais impactos querem ter nas ações previstas no projeto?

Estabelecendo estas indagações poderemos iniciar a avaliação de um projeto através dos seguintes reflexões: reconhecer o progresso das articulações sendo elas positiva ou negativas, pois ambas contribuem para especificar as temáticas.

Analisar a estratégia de maneira imparcial, os método de avalição podem variar para alcançar os objetivos propostos, estabelecendo a coerência durante a avaliação para oportunizar o método mais eficaz para o determinado assunto.

Durante a avaliação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com