TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigo: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O Serviço Social é uma profissão que se situa na divisão sócio-técnico do trabalho, a partir da sua inscrição em um projeto reformista conservador, que tinha como balizas teóricas e ídeo-culturais a doutrina social da Igreja, o pensamento conservador laico europeu e o estrutural-funcionalismo norte-americano.

O método estava diretamente associado ao pragmatismo evidenciado pela intervenção imediata sobre os “casos sociais”. Mesmo na chamada Renovação do Serviço Social, a identificação do método com a intervenção pragmática e imediatista permanece, e de certa forma, cristaliza-se, face às novas exigências e demandas postas aos profissionais, decorrentes da inscrição do Brasil no circuito monopolista internacional, marcado pelo “esgotamento” de certo padrão de desenvolvimento capitalista.

Diante do exposto, é estudado como foi o movimento de reconceituação do serviço social no Brasil, entre os anos de 60 aos anos 80, relatando os Seminários que se circuncidaram nesse período.O Serviço social no Brasil teve suas origens com as transformações econômicas e sociais que atravessavam a sociedade brasileira isso vinculadas a igreja católica que surgem com as primeiras escolas de serviço social fundada por grupos cristãos onde predominavam alunos de classe média que buscavam o preparo para o exercício remunerado e reconhecimento pessoal. O serviço social procurou apropriar-se da metodologia de trabalho americano e introduziu nos currículos das escolas o serviço social de caso , de grupo, organização social da comunidade. Os primeiros passos deste movimento foram baseados nas teorias das bases desenvolvimentistas e reconheciam que sua teoria era fraca quanto a compreensão da dinâmica social , das relações de classes, dos grupos sociais e instituições.A implantação

da política de países D na América Latina revelou uma situação subdesenvolvida : baixo índice de renda da população , ausência de índice de infra- estruturas de saneamento e alto índice de analfabetos . O que provou que isto não era apenas um assunto para economistas e sociólogos, mas também para técnicos do serviço social.

Nos anos 60 e 70 tivemos as primeiras manifestações com perspectivas modernizadoras do processo de renovação do serviço social no Brasil. Ela se desdobram nos eventos de Araxá e Teresópolis o que foi uma tentativa da adequar o serviço social as tendências políticas que a ditadura tornou dominante e não aceitava questionamentos em suas elaborações. No encontro de Araxá foram reunidos 38 assistentes sociais docentes e não – docentes promovido pelo (CBISS), que teve como objetivo adequar a metodologia do serviço social pela ação junto a indivíduos co desajustes familiares e sociais que decorrem de falhas estruturais sociais inadequadas, e isso foi efetivado em dois níveis o macro e micro. No macro as funções do serviço social ao nível da política e do planejamento para a infra estrutura social. Já o micro é essencialmente operacional.

O documento estende-se a estrutura social como facilidades básicas, programas de saúde,educação , habitação , serviços sociais fundamentais .A redefinição do papel do assistente social como sendo um funcionário do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com