TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Exames: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  5.567 Palavras (23 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 23

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 INDICADORES SOCIAIS: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão..................................................................................4

2.2 Objetivo e metodologia..........................................................................................4

2.3 Os graficos e sua importãncia ...............................................................................5

2.4 Analise sucinta do grafico III ..................................................................................6

2.5 Grafico IV a importância da estatistica...................................................................7

2.6 Processo de trabalho do serviço social..................................................................8

2.7 A importãncia da comunicação popular................................................................9

3. CONCLUSÃO........................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Este texto relata sobre a importância do uso de indicadores sociais no processo de gestão dos assistentes sociais, onde visa instrumentalizar os assistentes sociais para o conhecimento das condições de vida dos usuários, implementar programas e serviços, bem como traçar o perfil dos sujeitos, relacionando os estratos socioeconômicos com diferentes indicadores para maior conhecimento da realidade. O Indicador social é definido por Jannuzzi (2004, p. 15), como: “uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico [...] ou programático [...]”. É, portanto um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma. Com base nesse autor, entendemos que os indicadores sociais, se bem empregados, podem enriquecer a interpretação empírica da realidade social e orientar de forma mais competente a análise e a formulação das políticas sociais. Esses procedimentos são utilizados para conhecer e intervir numa determinada realidade humana social.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Indicadores Sociais: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão

Os indicadores sociais possibilitam informações importantes, que nos permite avaliar aonde vamos e de que forma seguir, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados. São bastante utilizados em nosso cotidiano, Sendo assim hoje em dia já existe um consenso sobre os critérios de seleção dos aspectos que melhor retratam o estado social de uma nação, já se pode falar de um conjunto mínimo de Indicadores Sociais. Esse conjunto é composto por informações sobre as características da população, sobre a dinâmica demográfica, sobre trabalho e rendimento, sobre saúde, justiça e segurança pública, educação e condições de vida das famílias. Os Indicadores Sociais permitem que avaliemos com mais cuidado as ações dos governos no que se refere à administração da vida das pessoas. Se um governo conseguiu melhorar os índices de educação em várias regiões. Como o Brasil é um país conceituado pobre e desigual, onde a cada dia têm surgido novas demandas sociais. Em respostas a essas demandas são elaboradas politicas publicas que se manifestam por meio de programas, projetos e serviços sociais, um dos principais campos de atuação dos assistentes sociais. Eles possuem e desenvolvem atribuições no âmbito da elaboração, execução e avaliação de politicas públicas.

2.2 Objetivo e metodologia

O Objetivo foi identificar se os assistentes sociais que atuam em projetos sociais, voltados ao idoso e á criança e adolescente no município de Presidente Prudente, utilizam os indicadores sociais no processo de gestão.

A metodologia foi uma pesquisa de campo, tipo qualitativo de analise teórico empírico por meio de entrevista focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica. Realizou-se uma analise conceitual e uma breve trajetória histórica da gestão social.

2.3 Gráficos e sua importância

Os gráficos são importantes pois tornam compreensíveis e analisáveis resultados numéricos que seriam difíceis de entender e analisar, por exemplo numa tabela. Objetivou identificar se os assistentes sociais atuantes em projetos sociais cada vez mais evidente sua importância para processo de gestão.

Os indicadores sociais possibilitam informações importantes, que nos permite avaliar a onde vamos, onde estamos e de que forma de continuar, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados.

Conforme Jannuzzi (2004), um indicador social é uma medida, em geral quantitativa dotada de um significado social, utilizado para quantificar, substituir, operacionalizar um conceito social abstrato. É recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programático operacional para planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas.

2.4 Analise sucinta do gráfico III

Tiveram Gestão Não Tiveram Tiveram indicadores Não indicadores

Social Gestão Social Sociais Sociais

Fonte: gráfico constituído a partir de dados gerados em pesquisa de campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com