TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

Existiram diversos anatomistas, como Claudio Galeno e Andréas Vesalius, que foram descobrindo o funcionamento do corpo através de dissecações tanto em animais como em seres humano, a anatomia deixou de ser um ato até então por baixo dos bastidores e passou a ter reconhecimento formal.

Contudo com o passar dos tempos em oito de Novembro de 1895 ao cair da tarde, o físico alemão Wilhelm Conrado Roentgen estava no seu laboratório, onde se ocupava com a observação da condução de eletricidade através de um tubo de Crookes, criado por outro físico alemão chamado Willian Crookes.

Ao observar nas proximidades do tubo de vácuo havia uma tela coberta com platinocianeto de bário, na qual projetava uma inesperada luminosidade, encantado com a fluorescência do material Roentgen girou a tela, de modo que a face sem o material fluorescente ficasse de frente para o tubo de Crookes, e assim ele observou a fluorescência. Roentgen observava, pela primeira vez, aquilo que passou a ser denominados raios X.

Em um dos testes, Roentgen colocou seu rifle de caça onde percebeu um pequeno defeito no cano da arma. Então, concluiu que poderia aplicar essa descoberta na produção industrial, ajudando a identificar peças defeituosas. Sua pesquisa continuava, em uma caixa de madeira com objetos, viu que era revelada a forma dos itens que havia no seu interior.

Durante semanas Roentgen trabalhou intensamente, examinando todos os aspectos da radiação que acabara de descobrir. Para obter resultados permanentes possível de publicar nas revistas, passou a usar placas fotográficas. Em uma de suas experiências. Roentgen radiografou a mão de sua esposa Ana Bertha Roentgen durante aproximadamente quinze minutos onde percebeu que estava visivelmente possível ver os ossos de sua mão.

Até os dias atuais, nenhuma das suas conclusões foi considerada falsa. Atualmente, Roentgen é considerado o pai da Radiologia de Diagnóstico - a especialidade médica que utiliza imagem para o diagnóstico de doenças.

Devido à sua descoberta, Roentgen foi laureado com o primeiro Nobel de Física, em 1901. O prêmio foi concedido em reconhecimento aos ”extraordinários serviços” que ele proporcionou com a descoberta dos notáveis raios.

Este é um trabalho sobre o inicio do estudo da anatomia humana e a iniciação da radiologia, o qual busca mostrar a importância da mesma no dia-a-dia da rotina hospitalar e na obtenção de resultados de diagnóstico positivos.

Escolhemos este tema por procurar saber sobre o conhecimento mais apurado e em específico na iniciação da radiologia. Este assunto é de suma importância, pois o conhecimento está relacionado a tudo, tanto na ciência, quanto na sociedade e no seu desenvolvimento intelectual de cada um. Sendo assim, a busca do conhecimento é uma característica individual, levando em consideração o aspecto organizacional. Estudar e aprimorar como foi criado e descoberto a radiação são dever de todos os tecnólogos de radiologia e assim ter como executar e registrar estruturas do corpo humano, diagnosticando enfermidades ao auxilio do médico é consequência excepcional.

2. HISTORIA DA ANATOMIA

2.1 Dissecações animal e humano

O conhecimento anatômico do corpo humano data de quinhentos anos antes de Cristo no sul da Itália com Alcméon de Crotona, que realizou dissecações em animais. Pouco tempo depois, um texto clínico da escola hipocrática descobriu a anatomia do ombro conforme havia sido estudada com a dissecação. Aristóteles mencionou as ilustrações anatômicas quando se referiu aos paradigmas, que provavelmente eram figuras baseadas na dissecação animal.

O século III a.C o estudo da anatomia avançou consideravelmente na Alexandria. Muitas descobertas lá realizadas podem ser atribuídas a Herófilo e Erasístrato, os primeiros que realizaram dissecações humanas de modo sistemático. A partir do ano 150 a.C. A dissecação humana foi de novo proibida por razões éticas e religiosas. O conhecimento anatômico sobre o corpo humano continuou no mundo helenístico, porém só se conhecia através das dissecações em animais. No século II D.C.

Claudio Galeno dissecou macacos e porcos, aplicando depois os resultados obtidos na anatomia humana, quase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com