TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Resenha: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

Para a igreja, segundo a encíclica Rerum Novarum (1891), as relações de classe existem entre os donos do capital e a mão-de-obra assalariada (proletariado), mas a igreja e a fé cristã acreditam que essa relação pode ser menos voraz; A encíclica estabelece condutas, tanto para o proletariado, quanto para o empresário, para que essas relações entre essas duas classes sejam justas e harmoniosas.

Na encíclica Quadragesimo Anno, Pio XI reconheceu o trabalho e a colaboração dos intelectuais e profissionais católicos em busca da nova ordem cristã, mas não cita explicitamente os profissionais do serviço social. Contudo, entre os estudiosos, profissionais leigos e intelectuais católicos, são os assistentes sociais que passam a se preocupar com o trabalho técnico profissional, direcionando sua prática à questões sociais,

Dessa forma, o assistencialismo que vinha sendo praticado pela igreja católica começa a ter outro significado, a partir do momento em que as escolas do serviço social começam a formar profissionais que lançam mão de instrumentos técnicos na sua atuação profissional. Entretanto, não devemos deixar de comentar que a igreja católica teve um papel importante na criação de escolas de serviço social e que por sua vez os estudantes recebiam ensinamentos com preceitos católicos.

Conforme Castro (2010), essas duas encíclicas forma significativas para a história do serviço social, haja vista que desencadearam questões subjacentes ao assistencialismo praticada naquela época, em decorrência das relações de produções que existiam e que são características do sistema capitalista: donos dos meios de produção (patrões) e e mão-de-obra explorada (proletariado).

Vale salientar que as encíclicas não são caracterizadas como documentos legais que devem ser cumpridos pelos indivíduos. As encíclicas se apresentam como propostas de ações aprovadas pela igreja, e que “suas interpretações e uso concreto estão, portanto, referidos à situação perante a cada meio particular, em que a pertinência de sua mensagem é confrontada com o movimento da realidade (CASTRO, 2010, p. 59).

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »