TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Casos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

PERSPECTIVA ENDÓGENA

Carlos Montaño Professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e autor do livro “A Natureza do Serviço Social: um ensaio sobre sua gênese, a especificidade e sua reprodução”. E de outros também. O livro começa falando sobre o serviço social e suas teses.

.

O que é o Serviço Social, como surgiu, a que serve, porque surgiu, que forças concorreram no seu surgimento, qual a função concreta do Serviço Social, e por ter surgido no seio da Igreja Católica, com as protoformas neotomistas, não poderíamos considerar que a profissão é caridade profissional? Estas perguntas frequentemente aparecem não só no meio acadêmico como também nos diversos campos de atuação profissional.

Carlos Montaño (1998) em seus estudos sobre a natureza do Serviço Social apresenta duas teses claramente opostas sobre a natureza profissional: Perspectiva Endógena e Perspectiva Histórico-crítica. Neste texto, a parti da reflexão de diversos autores, pretendemos neste texto identificar o papel e a natureza do Serviço Social, tomando como base a perspectivas endógena, levantadas por Montaño, sobre a institucionalização e legitimação da profissão no Brasil.

Perspectiva Endógena ou Conservadora a origem do Serviço Social está relacionada à evolução, organização e profissionalização da caridade e da filantropia, das damas de caridade (moças de família rica) emergentes na Igreja católica, através do humanismo cristão, enfocando, sobretudo, questões de natureza moral e orientação conservadora baseada no Neotomismo.

Dentre seus principais defensores podemos destacar: Herman Kruse,indentifica o Serviço social como aplicação de teorias, Ezequiel Ander-Egg, as etapas da história do Serviço social são :etapas pré-técnica, Natalio Kisnerman, remonta a origem do serviço social ao positivismo, mas defende a perspectiva dialética, Boris Aléxis Lima, Ana Augusta de Almeida, Balbina Otooni Vieira, o serviço social só foi conhecido com esse nome no século XX, José Lucena Dantas, o modelo assistencial antecedeu o serviço social, que vigou na Europa em todo o período que vem da idade média ao século XX.

Os autores que defendem essa tese apoiam-se na ideia de evolução das primeiras formas de ajuda, desde a Antiguidade até a cientificidade da filantropia que dá origem ao Serviço Social. Esses autores colocam em evidência a história do Serviço Social, num evoluir nem sempre tranquilo tendo mantido inalterado o objetivo da coesão social no qual seus conhecimentos e experiências estão a serviço dos indivíduos, dos grupos, das comunidades e da sociedade cujo objetivo final é a modelação do comportamento humano.

Neste contexto a ação profissional está atrelada à resolução dos conflitos individuais ou coletivos dos trabalhadores, com um propósito de assegurar as relações de solidariedade que constituem a sociedade. Sendo assim a ação profissional está integrada a um conjunto de políticas e instituições dedicadas à promoção da coesão social e na manutenção da realidade dominante. Vieira (1977, p. 13-14) concebe o Serviço Social como ajuda ou auxílio aos outros, independente das manifestações sociais, sem levar em conta, portanto, as manifestações dos trabalhadores, muito menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com