TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  222 Visualizações

responsabilidade do Estado?

A prática da ajuda, da caridade, da solidariedade ao outro sempre existiram nas sociedades humanas. A história da assistência social no Brasil tem suas marcas na caridade, filantropia e no assistencialismo.

A história das políticas sociais apresentaram contornos conforme o contexto político, econômico e social. A trajetória da construção do sistema de proteção social brasileiro foi marcada por conquistas e desafios.

A Assistência Social foi organizada a partir da ação paternalista e clientelista por parte do governo e principalmente pela sociedade por meio das instituições religiosas e filantrópicas. As primeiras-damas deram o tom da “benesse”, e com o tempo os que buscavam a caridade eram chamados de “assistidos”, “favorecidos”, “clientes” entre outras formas. Esta forma de ‘fazer assistência’ aos necessitados perdurou por mais de 400 anos. O Estado intervinha apenas em momentos de crises, com ações pontuais, emergenciais e, principalmente, com a força policial e a repressão. (NOZABIELLI, 2008).

Um dos períodos em que o Estado mais se utilizou da repressão e controle foi no período da Velha República, após a ‘libertação’ dos escravos. Já que estes encontravam sem empregos, sem dinheiro, muitos sem moradia, expostos as ruas dos grandes centros, eram considerados ‘vagabundos’, desta forma, eram tratados com violência, muitas vezes presos ou obrigados a trabalhar apenas pela comida ou moradia, ou seja, o trabalho livre era a extensão do trabalho escravo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com