TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

01-Que fatores foram determinantes para o surgimento do modo de desde produção capitalista? Com a ampliação e consolidação do modo de produção capitalista, os agravamentos das expressões da “Questão Social” desencadeavam com mais veracidade, onde a classe burguesa tinha que conseguir mecanismo para manter a ordem e a continuidade do seu poder, visto que, a realidade trazida pelo capitalismo estava posta e imposta: ou o trabalhador se mecanizava, assumindo a condição de mercadoria útil ao capital, ou se coisificava, assumindo o estado de “coisa publica”- republica – a que correspondia a perda da cidadania, a “não cidadania” (MARTINELLI, 2005 p.57). Em seu sentido mais pragmático, a Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela maquina, e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana para a motriz, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica social, e econômica, que vinha se processando na Europa baixa idade média.

02-Fale sobre a origem do Serviço Social na Europa, explicando como ele foi institucionalizado legitimado? O serviço social na Europa nasceu junto com o capitalismo, na revolução industrial que ocorreu em consequência das mudanças ocorridas na agricultura, indústria, transportes, bancos e comunicações, esse de transformação dividiu a sociedade inglesa em duas: burguesia que era dona dos meios de produção como maquinas ferramentas e fábricas e o proletariado que era classe assalariada. O serviço Social se institucionaliza e legitima a profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresário, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva do enfrentamento e regulação da Questão social, a partir dos anos 30, quando a intensidade e extensão das suas manifestações no cotidiano da vida social adquirem expressão politica, o Estado assume regulação das tensões entre as classes sociais mediante um conjunto de iniciativas: No processo de institucionalização Mary Richmond impulsionou com o lançamento do seu livro falando sobre” assistência social, ou caridade, ou filantropia e o serviço social propriamente dito.”

03-Explique como se constitui a questão social na Europa identificando os agentes envolvidos nesse processo e o conjunto de estratégias formuladas para o seu enfrentamento? Como estratégia de ajustar a falta de entrosamento e defeito do individuo nas relações sociais, o trabalho social tinha papel imprescindível de corrigir os abusos e atenuar as rebeliões no intuito de aliviar o sofrimento e melhorar a situação de milhares de seres humanos, ao tentar realizar essa tarefa o trabalhador social tinha uma visão ingênua e maqueta:” Ingênua porque pressupunha a solução dos problemas globais partindo de cada um deles isoladamente. Maniqueísta dividia o mundo entre bons e maus, abusadores a não abusadores, rebeldes e integrados “(FALEIRO, 2001, p 89)”.

04-Como pode ser classificado o processo de desenvolvimento do capitalismo na América Latina? Desenvolveu no capital físico, capital humano, capital financeiro.

05-Qual a orientação das primeiras escolas de serviço social na América Latina?

A primeira escola (1925)

Influência do pensamento do pensamento católico;

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com