TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigo: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ESTAGIO OBRIGATORIO I

CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUICIONAL

JARU

2013

CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

Trabalho apresentado ao Curso (SERVIÇO SOCIAL) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Trabalho Profissional, Política Social II e III, Políticas Públicas da Familia, Metodologia Científica, Direito e legislação social.]

Prof: Clarice Da luz Kernkamp/Valquíria Apª. Dias Caprioli; Maria Lucimar Pereira; Maria Angela Santini; Rodrigo M. Trigueiro; Jossan Batistute.

JARU

2013

CARACTERIZAÇÃO SÓCIAL DA INSTITUCIONAL

1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTORICA

1.1 Identificação

CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial), que se localiza na Rua Olavo Bilac N°585, Bairro União, Cidade Ouro Preto Do Oeste. Sua área de atuação é saúde mental, sua abrangência; regional.

A instituição foi constituída em Maio de 2011, por ordem judicial, pois o a taxa de crescimento populacional era grande, o município já atingia mais de 20.000 habitantes.

A ela foi fundada com a intervenção da promotoria, que ordenou sua abertura para atendimento a população que assim necessitasse, com vinculo administrativo da Prefeitura Municipal de Ouro Preto do Oeste. Com funcionamento das 08h00min ás 18h00min.

1.2 Estrutura Organizacional

A equipe profissional que compõe o CAPS e constituída dos seguintes profissionais: Assistente Social, Psicóloga, Psiquiatra, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Pedagoga, zeladora, coordenadora/ administradora.

Tendo como objetivo, proteger e promover os direitos das pessoas com transtornos mentais, depressão e portadores de vicio (seja álcool, substancias entorpecentes entre outros).

Em sua atuação oferece atendimentos com médicos psiquiatra e psicólogo, atendimento domiciliar à população, recebimento de oficio do promotor, estudo social e relatórios acompanhamentos clínicos e a reinserção social dos usuários.

2 Objetivo Institucional

2.1Objetivo

A instituição em sua execução tende a proteger os direitos das pessoas com transtornos mentais e pessoas que tem vicio com álcool, substancias entorpecente entre outros. Possibilitando um atendimento essencial para que esse usuário tenha uma vida saudável e uma boa inserção na sociedade.

Sendo que esses atendimentos a população e realizar os acompanhamentos clínicos, visitas domiciliares e a reinserção de seus usuários pelo acesso ao lazer, trabalhos terapêuticos e o exercício dos direitos civis, e sua reinserção na sociedade.

2.2 Política social

São de atendimento e defesa de proteger pessoas com transtornos mentais tanto de homens e mulheres adolescentes e crianças. O atendimento a população realiza atendimentos clínicos e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, exercício dos direitos civis e lazer. Proporcionando e estimulando a integração social e familiar dos usuários,

A instituição se caracteriza com o filtro de todas as questões sócias eas políticas, pois ali centralizam as demandas de atendimento da Assistente Social de acordo com a necessidade de cada paciente, são encaminhadas os seus respectivos atendimentos.

2.3 Recursos Financeiros

Os recursos para a manutenção são oriundos da União e são repassados fundo a fundo com contra partida da secretaria de saúde do município.

3 Âmbito Institucional

3.1 Caracterização da População

O Centro De Atenção Psicossocial (CAPS) faz atendimentos a todos aqueles que estão vulneráveis a sociedade, que necessita atendimentos especiais. Oferecendo atendimento à população, realizando atendimentos e reinserção social desses usuários.

Em media são atendidas 60 pessoas por mês, sendo que se dividem em idosos, homens e mulheres, adolescentes, e crianças. E muitas dessas pessoas necessitam financeiramente de benefícios.

3.2 Relação Demanda e Cobertura de Atendimentos

O atendimento da Assistência Social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)é Proteger e promover os direitos das pessoas com transtornos mentais, transtorno de ansiedade e depressão,através de cada necessidade da população, e também presta atendimentos a distritos e localidades da área rural, cinco municípios sendo eles Teixeiropolis; Vale Do Paraíso, Nova União, Urupá, Mirante Da Serra.

Objetivo especifico

Seu objetivo é oferecer atendimento a população, desenvolver terapias em grupo, estimular a vivencia em grupo, promover maior autonomia aos pacientes e melhorar o relacionamento dos usuários com os profissionais da saúde envolvidos.

.

3.3 Serviço Social

O serviço social na instituição ocorre através do atendimento da Assistente Social Raquel Cardozo da silva, CRESS: 2059 Pós-graduandas em Educação, Gestão, Saúde e Política Publicam. Sua atuação que se caracteriza através do trabalho que se da por meio de diálogos aberto, entrevistas, visitas domiciliares entre outros, de acordo com a demanda, além de prestar serviços analisando as problemáticas e os desajustes sociais ali existentes.

Estabelece plano, elabora relatórios, parecer social, encaminhamentos, aconselha, executando tarefas em seu cotidiano, orientando aqueles que estão com problemas de saúde ou passando por momentos difíceis promovendo a integração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com