TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Dissertações: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

O Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais

O Serviço Social no que se diz respeito à Reprodução das relações sociais esta diretamente ligada a se empenhar para que o significado da profissão de assistente social seja reconhecido em meio ao modo de vida capitalista em que se vive atualmente, ou seja, a reprodução das relações sociais está completamente ligada ao capitalismo e representa todo o conjunto do processo social que engloba o dia-a-dia vivido em sociedade, refletido no modo em que se trabalha, e modo como se vive. Devido a esses fatores essa reprodução das relações está em constante procedimento de estruturação, passando por evoluções diariamente.

Com o crescente desenvolvimento das práticas capitalistas e do crescimento urbano é que surge a necessidade da atuação do Serviço Social como uma espécie de mediador das classes de maior importância e influencia dos dias de hoje, fundamental para a manutenção e prática do sistema capitalista: Burguesia e proletariado, na prática estão representadas respectivamente por patrão, aquele que compra a força de trabalho e o empregado, aquele que vende sua força de trabalho e executa a maior parte da geração de lucro que mantém o capitalismo.

A contradição entre essas duas classes se manifesta no cotidiano em forma de questão social, então eis que surgi à figura do assistente social que irá exercer uma função mediadora, função além da caridade como ocorria nos primórdios da assistência, o que antes era assistencialismo na atualidade apresenta-se como a garantia de direitos. Pois à medida que o desenvolvimento das forças produtivas e da divisão do trabalho ocorre, o grau de exploração da força de trabalho e suas formas se modificam. Modificando desse modo também o trabalho do Serviço Social pelo fato de terem como objeto de trabalho as conjunturas culturais, políticas, e nesse caso principalmente as conjunturas econômicas.

Entretanto, o Serviço Social se apresenta como objeto diretamente produtivo, ele está constantemente participando ao lado de outras profissões que dão condicionamento de implementação de várias outras condições necessárias ao processo de reprodução, pelo fato de possuir como característica autêntica da profissão a capacitação de trabalhar com o coletivo.

“Dessa forma não se pode pensar a profissão no processo de das relações sociais independente das organizações institucionais a que se vincula, como se a atividade profissional, se encerrasse em si mesma e seus efeitos sociais derivassem exclusivamente da atuação do profissional. Ora, sendo integrante dos aparatos de poder, como uma das categorias profissionais envolvidas na implementação de políticas sociais, seu significado social só pode ser compreendido ao levar em consideração tal característica” (p.79)

A noção de possuir direitos sociais e ser realmente dito cidadão evolui quando o liberalismo vai perdendo espaço e quem passa a assumir é o Estado, porém a sociedade capitalista inevitavelmente convive com uma contradição gerada pelo discurso da igualdade e a própria desigualdade. Representadas respectivamente pelo poder versus exploração. Então os serviços sociais passam a ser funções sociais, ou seja, a riqueza que é produzida pelo trabalho humano é distribuída entre os grupos sociais existentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com