TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Ensaios: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Polo - Campo Limpo – São Paulo

Serviço Social

Serviço Social na Contemporaneidade

A evolução na profissão de Serviço Social

Nome do professor: Edilene Xavier Rocha Garcia

Nome do tutor presencial: Aline Olímpio Flavio Piccinin

Nome e RA de cada participante:

Fernando Ferreira da Silva RA 6814010751

Deneci Viana da Silva RA 6949476881

Vera Lúcia dos Santos coelho RA 6056475191

Rafaela Lopes Barbosa RA 6787432029

Fatima Regina da Silva RA 6570135467

São Paulo 17/06/2013.

RESUMO

A profissão Assistente Social, que iniciou em meados de 1930 com um simples intuito de organizar a filantropia Brasileira, tendo como uma influencia os países da Europa e América, cresceu e desenvolveu sendo valorizada com uma profissão que consegue mobilizar as políticas publicas, Esta profissão foi regulamentada no Brasil em 1957 A Lei que a regulamenta é a 8662/93 A formação profissional é generalista (que permite apreender as questões sociais e psicossociais) o conselho regido é o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) Assistente Social tem-se caracterizado pelo seu interesse, na gestão de políticas públicas e hoje contribuindo efetivamente na construção e defesa delas,

Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, participando de Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais. (Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional - COFI – CFESS)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .................................................................................... 4

2. ETAPA 1 ............................................................................................ 5

3. ETAPA 2 ............................................................................................. 7

4. ETAPA 3 ............................................................................................ 9

5. ETAPA 4 ........................................................................................... 10

6. CONCLUSÃO ..................................................................................... 11

7. BIBLIOGRAFIA ................................................................................... 12

INTRODUÇÃO

.

A Profissão de Serviço Social deve ser sempre um elemento de discussão para os próprios profissionais da área, já que as práticas do dia a dia estão relacionadas à leitura que o mesmo faz da realidade onde está inserido e, ao mesmo tempo, essa prática.

O espaço de trabalho para o assistente social atualmente é muito abrangente principalmente em relação às medidas socioeducativas, na área municipal.

O surgimento da profissão no Brasil esteve ligado ao sistema capitalista, visto que é a partir da diferença entre capital e trabalho que surge a questão social.

A partir dessas reflexões iniciais da profissão, entende-se que as mudanças que aconteceram em relação a ela veio beneficiar a própria população, pois antes era uma profissão que era considerada como boa ação, voluntariado, e filantropia.

Hoje é mais completa, com profissionais capacitados, e que tem em suas mãos recursos que antes não existiam, esses recursos não suficientes para solucionar problemas da sociedade, mas capaz de através do profissional do serviço social trazer respostas para necessidades básicas do individuo.

ETAPA 1

Mudanças ocorridas na profissão de assistente social

Na Década dos anos 80 foi um período de mobilização política e profunda crise econômica.

O movimento sanitário que vem sendo construído desde meados dos anos 70 conseguiu avançar, “movimento sanitário” seria criar leis para saúde e esta foi aprovada na Constituição Federal de 1988 que é uma das mais progressistas onde a saúde conjuntamente com a Assistência Social e a Previdência Social integra a Seguridade Social. Prevê a descentralização e a municipalização das políticas sociais.

E dentro desta Constituição para saúde coube cinco artigos (Art. 196-200) e nesta esta inscrita que a premissa básica que a Saúde é um Direito de todos e Dever do Estado e a integração dos serviços de saúde de forma regionalizada e hierárquica, constituindo um sistema único. Neste período a vitoria das proposições da reforma sanitária deveu-se a eficácia da plenária.

Esta década foi muito importante para o Serviço Social, pois significa o inicia da maturidade.

A profissão Serviço Social foi regulamentada, no Brasil, em 1957 A Lei que a regulamenta é a 8662/93 A formação profissional é generalista (Que tem conhecimentos gerais) de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) a área de atuação que mais emprega assistentes sociais é a da saúde.

O trabalho do Profissional da Assistência Social Antigamente era considerado um trabalho de filantrópica e, ou seja, todo profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com