TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social - Uma Breve Abordagem

Dissertações: Serviço Social - Uma Breve Abordagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

UM BREVE HISTÓRICO DO PROCESSO DE RENOVAÇÃO PROFISSIONAL

O período de início da ditadura militar foi decisivo para o redirecionamento do serviço social no Brasil. É nesse contexto que começa a se desenvolver um novo cenário social, político e econômico em vários países da América Latina.

O serviço social ingressou num processo de profundas mudanças, apresentando avanços e retrocessos que podem ser apontados como indicadores sócio-conjunturais de sua inserção neste período histórico transcorrido entre a década de 60 e 80. Tais mudanças são apontadas por Miranda & Cavalcanti como uma “crise ideológica, política e de eficácia da profissão surge na década de 1960, questionando a burocratização do serviço social, seu caráter importado e sua ligação com as classes dominantes...” (MIRANDA; CAVALCANTI, 2005, p.7).

Uma parcela crítica da categoria profissional começou a perceber o aparato funcional da profissão de assistente social e seu caráter meramente reprodutor da ordem do capital, através de execução de políticas advindas, em grande maioria, do Estado. A mesma identifica que uma atuação voltada para a benesse social e para a filantropia em nada modifica a situação de vida daquelas pessoas necessitadas de sua ajuda. Outro relevante aspecto do debate profissional que teve repercussão na época foram os aparatos teóricos e técnico-operativos que não correspondiam à realidade social brasileira, pois foram importados de teorias internacionais européias e norte-americanas.

O “Movimento de Reconceptualização” ou “Movimento de Reconceituação” (Netto, 2004) será lançado na década de 50 e consolidado na década de 60 somente nas Escolas de Serviço Social latino-americanas. Na América Latina este Movimento centrou-se na contestação do serviço social que importava tecnologias e reiterava práticas ajustadoras e assistenciais.

Netto (1981ª) analisou a renovação do serviço social latino–americano e brasileiro, afirmando que a América Latina não é uma totalidade integrada, ao contrário, sua constituição é diversa e problemática. O Movimento acima mencionado, foi tipicamente latino-americano e se deu entre 1965-1975 protagonizado no Brasil pelo CBCISS (...) e ABESS (...), através dos seminários de teorização do serviço social. Significou uma “conscientização” da categoria sobre a necessidade de teorizar a profissão independente dos modelos importados e, ainda, uma resposta à clara falência da prática institucionalizada, que na América Latina ficou conhecido de serviço social tradicional. O I seminário de teorização do serviço social realizado em Araxá, em 1967, marca a presença deste movimento na categoria profissional (Netto, 1981ª).

O serviço social tradicional tinha “seu caráter heteróclito” . O projeto de renovação debruçou-se numa ambigüidade inexplicada: uma adequação profissional às demandas institucionais (modernização) e uma outra de ruptura (idealização de uma nova prática).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com