TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACOMPANHAMENTO DO ASSISTENTE SOCIAL E SUA IMPORTÂNCIA NA VIDA DO IDOSO

Por:   •  1/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

TEMA: O ACOMPANHAMENTO DO ASSISTENTE SOCIAL E SUA IMPORTÂNCIA NA VIDA DO IDOSO

MARIA APARECIDA VERAS SILVA

RA: 9390336635

CAMOCIM, 24 DE ABRIL DE 2017

                                     BIBLIOGRAFIA[pic 2]

                               J USTIFICATIVA

 CAMARANO, Ana Amélia.
Cuidados de Longa Duração para a População Idosa: um novo risco social a ser assumido?Rio de Janeiro, 2010.

                                                               

Neste livro a autora mostra que hoje, o envelhecimento também está em curso nos países em desenvolvimento, nos quais, apesar dos enormes avanços normativos e institucionais, muito ainda precisa ser feito para que a velhice seja associada não só a uma vida ativa e saudável, mas, igualmente, bem cuidada. No Brasil, muito se avançou no que diz respeito à garantia de uma renda mínima para a população idosa, mas a provisão de serviços de saúde e de cuidados formais ainda é uma questão não equacionada. Ela assume uma importância ainda maior em função do envelhecimento da própria população idosa, ou seja, do crescimento mais acentuado da população de 80 anos de idade ou mais,

CARVALHO, Maria Irene. Serviço Social no envelhecimento. Edição 2013

Este livro fala sobre os profissionais do Serviço Social que trabalham com a população idosa, são desafiados, por um lado, a promover as liberdades individuais e, por outro, a usar a competência científica e técnica na intervenção com idosos em defesa da justiça social. Um referencial teórico de suma importância para pesquisas relacionadas com o tema, um trabalho que requer aprofundamento teórico e intervenções contextualizadas no tempo e no espaço, enquadradas pelos princípios dos direitos humanos e da dignidade humana. Nesta obra pretende-se sobretudo demonstrar que o campo do envelhecimento é uma questão complexa e que só se consegue compreender em profundidade a partir de uma visão  interdisciplinar, que potencie uma ação estratégica proativa na intervenção com pessoas idosas.  

ESTATUTODO IDOSO E NORMAS CORRELATAS.

Lei n◦ 10.741, de 1◦ de outubro de 2003. Brasília – DF.

 

    Esta bibliografia é de suma importância para o desenvolvimento de pesquisas com o tema selecionado, pois, o Estatuto do Idoso, fala sobre a criação e seus objetivos, onde foi criado  para ampliar os direitos de todos os cidadãos brasileiros com mais de 60 anos, prevendo penas severas para quem não respeitar os idosos ou instituições. Nele fica determinada a obrigação da família, a comunidade, a sociedade e o Poder Público assegurarem ao idoso, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à cultura, ao esporte e lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Para tanto, estão previstas a formação e capacitação de trabalhadores em diversas áreas que prestem serviços especializados aos idosos.

MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço social identidade e alienação. 6ª edição.

Este livro é um dos primeiros estudos sobre o Serviço Social, falando sobre a origem e o seu desenvolvimento, relações com a sociedade capitalista, sendo  indispensável para o estudo da história do Serviço Social e para a compreensão do real significado da profissão na sociedade do capital, de sua participação no processo de reprodução das relações sociais, tal obra aborda questões originais e complexas, praticamente intocadas nos textos de Serviço Social, como a identidade profissional, a alienação, o fetiche da prática e a consciência de classe da categoria profissional. Desvendando as contradições e antagonismos que marcam a prática do Serviço Social no Brasil, a autora afirma que exatamente por ser contraditória, tal prática abre espaços para novas totalizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (755.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com