TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Projeto de pesquisa: Serviço social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este estudo tem a finalidade de proceder o conhecimento dito científico na aplicação da teoria e conceitos para a solução prática das dificuldades no atendimento dos assistentes sociais do CRAS aos usuários.

Nesta instituição de assistência social são realizados vários programas, Municipal e governamental, termos: Grupo de Convivência com o Idoso, Pro Jovem, adolescente, Primeiros Passos, Sonho Feliz e Sossego da mamãe, cursos com parceria com o Pronatec (manicure, cabeleireiro , oficina para os cursos que o CRAS oferece para os usuários).

Então este trabalho buscará compreender atuação destes profissionais nestes espaços interventivos que são os CRAS.

REFERENCIAL TEÓRICO

O serviço social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social. Tem contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política,antropologia, ética. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

A profissão surge no final do século XIX, em 1898, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Com a ascensão da sociedade burguesa com o aparecimento de classe sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria um certo controle sobre os proletários.

Tendo como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica menos desigual que a atual. Reconhecendo nos determinantes estruturais e nas dificuldades da realidade social, os limites e as possibilidades do trabalho profissional, rebelando-se contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados socialmente.

O perfil do Bacharel em Serviço Social, atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais O Estado que é o representante de uma ordem social determinada, necessita da prática profissional do Assistente Social, para relativização da problemática social gerada pela sociedade capitalista, e para controlar ou canalizar os conflitos emergentes. Deixando a visão de que a desigualdade social é um fator natural. Naturalmente não podemos apelar para uma fórmula mágica que cura todos os males da humanidade, entrando no idealismo inútil, mas assumindo como direito inalienável da população explorada, a busca e a garantia da política social, de forma organizada e planejada. Não confundindo o assistencialismo com assistência, nem deixando a demagogia tomar conta e ofuscar a realidade.

“O profissional de serviço social passa então a efetivamente se colocar com uma vertente crítica e para tal passa a construir o seu projeto profissional” (TONDO, 2008, P. 25). Então o Serviço Social é uma profissão que se ocupa, entre outras questões, com relações sociais. Assim, na atualidade, em que o mundo do trabalho passa por profundas mudanças, essas relações tendem a esgarçarem-se, tendo em vista que acirra-se a competitividade nesse mercado, produzindo duas categorias de trabalhadores: os qualificados e os desqualificados profissionalmente. Os primeiros sofrem uma pressão constante para manterem-se atualizados, enquanto que os segundos encontram-se progressivamente afastados das oportunidades de qualificação e consequentemente com grandes dificuldades para a permanência no emprego, ou para o retorno aos seus postos de trabalho.

O Assistente Social é um dos profissionais que poderá estar recebendo a demanda oriunda desses dois polos, fazendo o atendimento individual, em grupo ou familiar, desenvolvendo ações que tenham como meta restabelecer os vínculos de pertença e evitar a possível exclusão social originária, das situações de vulnerabilidade e conflito. Especialmente, em relação aos trabalhadores que têm suas possibilidades de emprego diminuídas por essas mudanças.

A atuação profissional do Assistente Social buscará capacitá-los para o exercício dos seus direitos básicos de cidadania, possibilitando-lhes o acesso às políticas sociais disponíveis, ou propondo a criação de novos serviços que venham suprir possíveis dificuldades de atendimento a essa população.

Essa metamorfose em relação ao trabalho é vivenciada duplamente pelo Assistente Social, que sobre este prisma enquadra-se como trabalhador, devendo ser possuidor das qualidades de empregabilidade exigida pelo mercado. Por outro lado, esse mesmo profissional no exercício da sua profissão, como prestador de serviços sociais, estará recebendo no seu local de trabalho, nas diversas áreas de atuação do Serviço Social, essa nova leva de usuários pertencente à classe que vive do trabalho, mas que não encontra espaço para o exercício da sua cidadania por meio da ocupação profissional.

Diante dessa situação há uma maior procura pelas políticas sociais compensatórias com a consequente ampliação do número de vagas para o Assistente Social, já que este profissional competente para planejar, gerir e operacionalizar a política de Assistência Social. O principal desafio para o Assistente Social nessa nova configuração da realidade, consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com