TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviços Sociais

Casos: Serviços Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTODUÇÃO

Para além da crescente sofisticação na produção de instrumento de avaliação de programas, projetos e mesmo de politicas publicas é fundamental se referir às chamadas “questões de fundo”, as quais informam, basicamente, as decisões tomadas, as escolhas feitas, os caminhos de implementação traçados e os modelos de avaliação aplicados, em relação a uma estratégia de intervenção governamental qualquer.

E uma destas relações consideradas fundamentais é a que se estabelece entre Estado e politicas sociais, ou melhor, entre concepção de Estado e a(s) politica(s) que se implementa, em uma determinada sociedade, em determinado período histórico.

Na analise e avaliação de politicas implementadas por um governo, fatores de diferentes natureza e det4erminação são importantes. Especialmente quando se focaliza as politicas sociais (usualmente entendidas como as de educação, saúde, previdência, habitação, saneamento, etc ) os fatores envolvidos para a aferição de seu “sucesso” ou “fracasso” são complexos, variados, e exigem grande esforço de analise.

Desta forma, será abordada a importância do serviço social nas políticas publicas, dificuldades, a atitude do poder publico para a resolução dos problemas encontrados ou até mesmo apontados pela comunidade, quando há participação popular

2 DESENVOLVIM ENTO

Não existe uma única, nem melhor definição sobre o que seja politica publica. Politica publica é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação e que influenciam a vida dos cidadãos. Decisões e analises sobre politica publica implicam responder às seguintes questões: Quem ganha o quê, por quê e que diferença faz.

Outras definições enfatizam o papel da política pública na solução de problemas. Críticos dessas definições, que superestimam aspectos racionais e procedimentais das políticas públicas, argumentam que elas ignoram a essência da política pública, isto é, o embate em torno de idéias e interesses. Pode-se também acrescentar que, por concentrarem o foco no papel dos governos, essas definições deixam de lado o seu aspecto conflituoso e os limites que cercam as decisões dos governos. Deixam também de fora possibilidades de cooperação que podem ocorrer entre os governos e outras instituições e grupos sociais.

No entanto definições de políticas públicas, mesmo as minimalistas, guiam o nosso olhar para o locus onde os embates em torno de interesses, preferências e idéias se desenvolvem, isto é, os governos. Apesar de optar por abordagens diferentes, as definições de políticas públicas assumem, em geral, uma visão holística do tema, uma perspectiva de que o todo é mais importante do que a soma das partes e que indivíduos, instituições, interações, ideologia e interesses contam, mesmo que existam diferenças sobre a importância relativa destes fatores.

Assim, do ponto de vista teórico-conceitual, a política pública em geral e a política social em particular são campos multidisciplinares, e seu foco está nas explicações sobre a natureza da política pública e seus processos. Por isso, uma teoria geral da política pública implica a busca de sintetizar teorias construídas no campo da sociologia, da ciência política e da economia. As políticas públicas repercutem na economia e nas sociedades, daí por que qualquer teoria da política pública precisa também explicar as inter-relações entre Estado, política, economia e sociedade. Tal é também a razão pela qual pesquisadores de tantas disciplinas – economia, ciência política, sociologia, antropologia, geografia, planejamento, gestão e ciências sociais aplicadas – partilham um interesse comum na área e têm contribuído para avanços teóricos e empíricos.

DIFICULDADE DE ACESSO A SERVIÇOS DE SAÚDE ( Exemplo cotidiano )

Estudo desenvolvido em Salvador, no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, avaliou a proporção de acesso tardio aos serviços de saúde por pessoas que vivem com HIV/AIDS e observou as dificuldades no acesso aos serviços de referência para HIV/AIDS.

Os dados preliminares serão apresentados para gestores dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com