TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviços Social

Trabalho Universitário: Serviços Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

CECILIA MARIA DANTAS

Sousa

Sousa, PB.

2013

CECILIA MARIA DANTAS

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Trabalho Profissional, Politica Social II, Políticas Públicas da Família, Metodologia da Pesquisa, Direito e Legislação Social Profª.: Clarice da Luz Kernkamp, Valquíria Apa. dias Caprioll, Maria Lucimar Pereira, Maria Angela Santini, Rodrigo M. Trigueiro, Jossan Batistute

Sousa

2013

Sumário

Conteúdo

Introdução 4

Desenvolvimento 5

Conclusão 9

Referências 10

Introdução

O trabalho a seguir tem o objetivo de estudar o processo de envelhecimento do Brasil e o perfil de morbidade hospitalar da população idosa e seu impacto na Política de Saúde e no Sistema Único de Saúde – SUS e pretende fazer as seguintes reflexões: O que compreende como processo de envelhecimento; O estar saudável deixa de ser relacionado com a idade cronológica e passa a ser entendido como a capacidade do organismo de responder às necessidades da vida cotidiana, a capacidade e motivação física e psicológica para continuar na busca de novos objetivos e conquistas pessoais e familiares; as alterações do perfil de morbidade mais dispendioso, justificando os principais motivos.

Desenvolvimento

No Brasil, são consideradas idosas as pessoas com mais de 60 anos. Esta idade também é usada como delimitador pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos em nosso país é um dos maiores do mundo – 14,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos, em 2000 – e deverá multiplicar-se por cinco até 2025, assumindo-se os pressupostos de grandes pesquisadores.

A população brasileira envelheceu rapidamente a partir da década de 60. No entanto não se pode esquecer que envelhecer em países em franco desenvolvimento é uma tarefa árdua, principalmente em nossa sociedade onde a desigualdade impera e as pessoas menos favorecidas passam por maior dificuldade socioeconômica. (GARRIDO & MENEZES 2002).

As morbidades interferem na capacidade funcional dos idosos deixando-os fragilizados. O perfil da morbidade hospitalar da população idosa prevalece às doenças crônicas degenerativas, consequentemente a uma elevação dos custos médicos hospitalares, acarretando uma mudança na estrutura da atenção de cuidados de saúde prestados.

No âmbito da saúde a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), “define que a atenção à saúde dessa população terá como porta de entrada a Atenção Básica/Saúde da Família tendo como referência a rede de serviços especializada de média e alta complexidade”. A implementação dessa política pública de saúde tem por principio mudar o paradigma que vê a população idosa como meros agentes passivos. É preciso reconhecer o direito dos idosos à igualdade de oportunidades e de tratamento em todos os aspectos da vida à medida que envelhecem. (BRASIL 2006).

O processo de envelhecimento dar-se a partir do nascimento. Ocorre primeiramente o desenvolvimento/crescimento a capacidade reprodutiva, etapa essa fundamental para perpetuação e evolução da espécie e depois o envelhecer propriamente dito, pois há um declínio significativo da capacidade funcional do organismo. (FONTAINE, 2000.).

É um processo dinâmico e progressivo onde ocorrem modificações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas, determinando perda da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, tornando-o vulnerável e também susceptível aos processos patológicos.

Para CANCELA, 2008:

“envelhecimento do ponto de vista fisiológico depende significativamente do estilo de vida que a pessoa assume desde a infância ou adolescência. O organismo envelhece como um todo, enquanto que os seus órgãos, tecidos, células e estruturas sub-celulares têm envelhecimentos diferenciados”

A idade cronológica pode ser vista muito diferente da idade biológica, social e psicológica, pois cada indivíduo tem relação direta com a velocidade do seu processo de envelhecimento. (NUNES).

Compreender as transformações que marcam o envelhecimento vai além da mera percepção de declínio físio-metabólico apresentado pelo corpo ao longo dos anos é preciso entender que o envelhecimento é antes de mais uma questão demográfica. Idosos que moram em periferias, no meio rural, com pouco grau de instrução, baixo poder aquisitivo entre outros fatores, estão mais susceptíveis a desenvolver processos patológicos. “Em 2025, o número de idosos no Brasil chegará a aproximadamente 30 milhões de pessoas, o que equivale a 15% da população, envelhecimento da população brasileira é irreversível”. (LIMA, 2011).

A "Organização Mundial de Saúde" (OMS) define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”, (WHO 2002). Portanto estar saudável também pode ser entendido como a capacidade de reação do indivíduo para lidar com as tarefas e responsabilidades do dia a dia.

No que tange a assistência à saúde para pessoa idosa, o Estatuto do Idoso em seu Art.15. Diz:

“É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com