TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servço Sociaçial

Artigos Científicos: Servço Sociaçial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  3.516 Palavras (15 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 15

IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO IDOSO

ELIÉTE PÓRCIA MEIRA

Faculdade Bandeirantes UNIBAN

Projeto Integrado

20/09/1

RESUMO

O mundo posto em movimento tem exigido da sociedade uma nova visão acerca das relações sociais, impulsionando jovens e “jovens” maduros ao estreito convívio e o repensar de seus valores, especialmente quanto à pessoa idosa, e a necessidade de resgate como ser social. Neste contexto, o Serviço Social pode promover a valorização do idoso e a compreensão que é pessoa dotada de direitos, merecedora de reconhecimento como ser pensante, que atua e ainda pode contribuir a sociedade e a família. Dentro de um olhar histórico, em que o Serviço Social emergiu fundamentado pelo pragmatismo, e utilitarismo americano, norteado na Europa pelos valores religiosos, temos no Brasil, a partir da década de 1980 um Serviço Social voltado a responder as contradições sociais vigentes, advindos da modernização industrial. Um Serviço Social que pode orientar e conscientizar a sociedade sobre o verdadeiro papel do idoso, garantindo seu lugar em uma sociedade de avanços tecnológicos e de inovação. Ao Serviço Social a ponte para o diálogo acerca da importância do idoso, fazendo com que o idoso se veja em uma situação de inclusão social, e não de exclusão, percebendo ser individuo detentor de deveres, e, sobretudo de direitos, redescobrindo assim sua verdadeira identidade. Cabe, portanto, ao Estado, a família e a sociedade, segundo a Constituição Federal o amparo a pessoa idosa, o que na prática pouco se verifica. Neste contexto o Serviço Social, tem a missão de resgatar a dignidade do idoso, promover a integração com outras pessoas, especialmente com a família.

Palavras-chave: Serviço Social. Inclusão. Idos

1. INTRODUÇÃO

A realidade no mundo é o aumento progressivo e contínuo da longevidade, já que hoje há uma maior expectativa de vida, sendo cada vez maior o número de cidadãos que ultrapassam a casa dos 70 anos em boas condições físicas e mentais, basta observar os governos ao redor do mundo, como França, Alemanha e Itália, que refazem as contas e lançam políticas públicas mais específicas a este grupo, além de passar a reformular o sistema previdenciário atual, por exemplo a França que alterou a idade mínima para aposentadoria de 60 para 62 anos.

No Brasil a realidade não é diferente, os índices de mortalidade caem, na medida em que há maior expectativa de vida, ao se observar este grupo, percebe-se um aumento nesta faixa etária, segundo o IBGE em 1980 tínhamos 16 idosos para cada 100 crianças, em 2000 esta relação aumentou de 30 crianças para 100 idosos, praticamente dobrando em 20 anos, demonstra que as pessoas estão vivendo mais, levando o governo a adotar medidas sociais para atender esta população idosa, como atendimento preferencial em Postos de Saúde e Hospitais Municipais.

Temos a disposição a Política Nacional do Idoso – PNI pela Lei n°. 8.842/94 e posteriormente regulamentada pelo Decreto 1948/96, que estabelece em seu bojo, direitos sociais, garantia da autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, como instrumento de direito próprio de cidadania, sendo considerada população idosa, conjunto de indivíduos de 60 anos ou mais.

Política que na prática é trabalhada pelo Serviço Social, que atua junto à família e ao idoso, pois, tem em sua função aspectos educativos e políticos, já que deve realizar a defesa de seus direitos, mas, igualmente, sua valorização, integração, auto-estima, transformando uma dura realidade de isolamento em um convívio social que lhe traga saúde e dignidade humana.

O grande desafio do Serviço Social é ser elo entre gerações, fazê-las dialogar, ser o eixo de conexão entre a família e o idoso, e exigir do estado que cumpra com o seu papel e ampare o idoso em suas necessidades de vida, vida que seja com qualidade, dignidade, proteção e cumprimento de seus direitos, já assegurados por Lei.

A valorização e o reconhecimento do idoso não podem ficar restritos aos profissionais da área do Serviço Social, deve ser vislumbrada por toda a sociedade, pelos profissionais da área de saúde, como médicos e agentes de saúde, pois, trata-se de nosso futuro, envolver a família, o estado é essencial para promover a verdadeira mudança, que é a decisão de respeitar o idoso, sua autonomia e liberdade pessoal.

Deste modo, o presente projeto intitulado Importância do Serviço Social junto ao Idoso, trata sobre sua importância nos dias de hoje, além de apresentar temas específicos. A metodologia utilizada foi em forma de pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica, complementada por artigos e textos.

2. IDOSO E O SERVIÇO SOCIAL

Segundo IBGE até meados de 2025 o País terá um contingente de 40 milhões de pessoas acima de 60 anos, torna-se importante pensar a velhice, e de que maneira o estado, a sociedade e a família, poderá atender este idoso nas suas necessidades, e qual o papel que o Serviço Social desempenhará nesta caminhada (IBGE 2011).

O trabalho realizado pelo Serviço Social será imprescindível para dar suporte às famílias no cuidado com o idoso, principalmente as famílias carentes que não dispõe de recursos, além de promover a conscientização da sociedade no seu todo para o fato de que um dia todos irão envelhecer, e que caberá ao estado brasileiro a responsabilidade de intensificar as políticas e programas sociais de atendimento a esta população idosa.

A sociedade vive o novo, a juventude, desconsiderando aumento desta faixa etária, incentiva uma cultura jovem apenas, apresentando o idoso como aquele que respira lembranças passadas que pouco ou nada tem a oferecer, gerando assim uma atitude de discriminação e preconceito social

O avanço da medicina, por exemplo, traz uma vida saudável ao idoso, porém, não garante o atendimento de seus direitos fundamentais. O Serviço Social age na busca de seu cumprimento, reconhecendo o idoso como sujeito, cidadão, dando a ele seu devido valor.

Deste modo, o que é preciso por parte de todos, sociedade, famílias e o Estado, é repensar o papel do idoso, inseri-lo na sociedade com o objetivo do pleno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com