TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sic E Seus Principais Conceitos

Artigo: Sic E Seus Principais Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

1.1) O Sistema de Informação de Apoio Operacional e Gerencial é um sistema que integra usuários e TI com o fim de fornecer informações e dar suporte às operações e funções da administração, à tomada de decisão e ao controle. Para a sua implantação, é necessário que alguns fatores para que se for implementada de forma integrada gerará ganhos futuros para a organização. O banco de dados é um fator importante para este sistema, pois refere-se aos dados e a como eles estão sendo tratados, armazenados e recuperados. Outro fator pra que a implantação desse sistema seja bem-sucedida, são os procedimentos utilizados. Estes abrangem todas as regras que definem o uso do sistema conforme implantação específica em cada organização e estão voltados a todas as pessoas que com ele interagem.

1.2)Um exemplo de empresa seria o Banco do Estado de Sergipe (Banese), segundo o diretor Administrativo e de Tecnologia do banco, relata o grau de amadurecimento das empresas que utilizam a automatização de processos e integração de dados entre os departamentos para aumentar a produtividade, economizar custos e fazer com que a tecnologia da informação contribua para otimizar os modelos de negócios existentes.

Para o presidente do banco, os investimentos em tecnologia são necessários para consolidar cada vez mais a presença do Banese no Estado e permitir a realização de negócios, atendendo às expectativas dos clientes, e neste aspecto pode se observar a terceira fase da adoção de TI, que diz que, a TI torna-se a maior interface da organização com o mercado, monitorando mudanças nas cadeias de fornecedores e clientes.

1.3) A adoção do TI é observado como um intuito de melhoria no funcionamento da empresa, de modo a atender melhor suas necessidades, especialmente os operacionais, e também tem a vantagem de diminuição dos custos proporcionadas pelo TI, e esta pode ser observada como uma necessidade estratégica da organização, que proporciona uma maior competitividade para quem utiliza, e com isso o seu ganho de produtividade aumenta consequentemente.

1.4) O processo de adoção de TI nas organizações tem suas vantagens, entretanto, possui desvantagens também, como custo elevado;a demanda tempo para a instalação e familiarização por parte do empregador que não conhecer o sistema; provoca alterações na estrutura organizacional e sofre resistências de ordem cultural.

1.5)A falta de qualidade da informação é caracterizada por aquela que não atender as necessidades dos usuários no desenvolvimento de suas atividades e em seus processos decisórios. A qualidade intrínseca refere-se especificamente às características do produto ou serviço, capazes de dar satisfação ao consumidor, esta possui quatro dimensões:acurácia, objetividade, credibilidade e reputação. Já a qualidade percebida é dependente da função utilidade da informação para o cliente e esta possui cinco dimensões:valor agregado, relevância, atualidade, completude e volume. Relacionando as duas pode verificar se que, a qualidade da informação satisfaz o cliente e se está se faz útil.

1.6) Segundo Padoveze diz que a “informação é odado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e queapresenta valor real percebido para suas decisões correntes ou prospectivas”. Diante do conceito do autor, verifica-se que a informação auxilia de forma substancial a tomada de decisão por parte do usuário, e esta deve ser confiável, a informação auxilia no processo decisório, pois quandodevidamente estruturada é de crucial importância para a empresa, associa os diversossubsistemas e capacita a empresa a impetrar seus objetivos.O valor atribuído pelos gestores às informações depende dos resultados alcançadospela empresa. Os benefícios oferecidos pelas decisões acertadas, baseadas em informaçõesvaliosas representam o sucesso da empresa.

1.7) A confiabilidade de uma previsão é quando há uma confiança de que terá um retorno de algo, por exemplo, quando há uma aplicação em ações, o investidor espera que terá retorno do seu capital investido. Já a confiabilidade de uma medida física é aquela que tem se certeza da unidade medida, por exemplo, um termômetro quando mede certa temperatura, é de fato o que se ver.

1.8) Uma empresa que por exemplo, sua principal forma de comunicação com seus clientes é via internet, se houver algum problema no seu sistema operacional, acarreta consequências nos seus resultados. Já uma empresa que possui uma estrutura física, mas utiliza a internet como fonte de publicidade e propaganda, se houver algum problema no seu site de divulgação, pode até acarretar problemas, mas não tantos como no primeiro exemplo.

1.9) A adoção da tecnologia como meio de inclusão social é um recurso que integra pessoas que por exemplo não possui nenhum contato com a tecnologia, principalmente de baixa renda, com o mundo, pois a internet é uma forma de aproximar mais a sociedade do mundo, das informações que ali são geradas. Já no mercado de trabalho, o TI impacta fortemente pois através desse sistema, houve mais praticidade de guardar informações, de gerenciamento, e isso faz com que o trabalho tenha mais confiabilidade.

2.1) A Paulo Octávio Investimentos Imobiliários foi fundada em 1975 por Paulo Octávio Alves Pereira.

Segundo Churchman, os componentes dessa empresa são:

-objetivo: comercializar, incorporar e construir imóveis.

-entradas do sistema: implantação na indústria da construção civil conceitos e projetos inovadores.

-processo de transformação:seus serviços de construção, imobiliária, tendo como resultados grandes construções.

-saídas do sistema: grandes construções e grande nome na sua área de atuação.

-controle e avaliação do sistema: percebe-se que há um feedback diante tantos progressos e por ser uma das maiores construtoras de Brasília, ou seja, o objetivo está sendo alcançado.

2.4) O sistema de informação organizacional abrange

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com