TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação Contabil

Artigo: Sistema De Informação Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

1. SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Sistema de Informações Contábil é um subsistema do Sistema de Informações Empresariais que processa informações dos demais subsistemas e, as disponibiliza para toda a organização.

O Sistema de Informação Contábil (SIC) pode ser definido como o instrumento que coleta, processa e transforma os dados em informações em forma de relatórios contábeis destinados à administração, ao fisco e aos demais usuários externos. Seu objetivo principal de um sistema de informação é contribuir de forma significativa no processo de resolução de problemas da empresa.

Nos dias de hoje é comum que esse sistema esteja automatizado e integrado um departamento com o outro (folha de pagamento, financeiro, compras, custos, concorrência, etc.). Sua utilização pode variar de entidade para entidade, de acordo com o setor de atuação, o porte, o volume de informações exigidas, entre outros.

Nem todos os eventos que ocorrem dentro de uma entidade são contábeis, precisamos saber quais as transações contábeis que devem ser consideradas pela contabilidade. Os eventos que são registrados são as transações contábeis. Uma transação contábil ocorre quando um evento econômico muda o ativo, o passivo ou o patrimônio líquido.

2. A ERA DA INFORMAÇÃO

Cada vez mais, aumenta a quantidade da população na produção, análise e distribuição de informação e um dos maiores contribuidores, é a internet. Nesta era, a informação deve ser rápida, precisa, formatada e disponível para todos os envolvidos.

2.1 Tecnologia da Informação (TI)

A Tecnologia da Informação pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais que visam permitir a obtenção, o armazenamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações.

A área de tecnologia da informação é uma ferramenta fundamental para o funcionamento da organização como um todo, devido à necessidade das empresas terem de manter grandes volumes de informações através de bancos de dados que fornecem o material necessário para diversas atividades.

A informatização atinge as mais diversas áreas do conhecimento e está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, mesmo quando elas não percebem. Se você declara imposto de renda, seus dados são processados por computadores do governo; se você faz compras no mercado, passa pelo caixa, que dá baixa dos produtos no sistema da empresa; Enfim, exemplos não faltam.

Atualmente, a informação adquiriu um significado diferente, mais abrangente e de extrema relevância no cenário organizacional. A informação deve ser rápida, precisa, formatada e disponível para todos os envolvidos. Informação é um dos ativos mais valiosos das organizações, muitas vezes confundida com dados. Os dados são fatos, eventos ou atividades elementares que são gravados pelos sistemas, mas que não possuem significado específico e informações são dados processados que adquirem algum significado para quem os recebe.

A Tecnologia da Informação não é apenas sinônimo de modernidade, é também uma necessidade dos novos tempos, afinal, a informação sempre existiu, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com