TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de produção

Tese: Sistema de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Tese  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

Sistema de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outpus). Tradicionalmente os sistemas de produção são agrupados em três categorias:

• Sistemas de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha apresentam uma sequência linear para se fizer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa sequência prevista. Por exemplo, o processo de engarrafamento de uma empresa de bebidas.

• Sistemas de Produção Intermitente: A produção é feita em lotes. Terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos. Por exemplo, em metalúrgicas que dividem as operações em etapas e na mesma máquina, faz-se o primeiro processo, para-se a máquina e começa a produção do segundo processo, quando terminado volta-se ao primeiro processo.

• Sistema de Produção para Grandes Projetos: Tem-se uma sequência de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetitividade. Caracteriza-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de planejamento e controle.

1.2 – Visitas Empresa.

Abaixo verá como uma empresa real e a utilização do Sistema de Produção:

Empresa: Heatcraft do Brasil Ltda.

Rodovia Presidente Dutra, Km 134,3 – São José dos Campos - SP

Segmento: Refrigeração Industrial e Comercial

Responsável:

Fábio Diniz – Gerente de Logística.

Missão:

Oferecer produtos de refrigeração com melhor qualidade e inovação tecnológica. Oferecer soluções inovadoras em refrigeração para superar as expectativas dos clientes, por meio de um trabalho feito com integridade, liderança na indústria, inigualável atendimento ao cliente e administração ambiental.

Valores:

Integridade – Nós nos comportamos de maneira honesta e franca;

Respeito – Nós respeitamos os nossos funcionários, clientes, fornecedores, concorrentes e os grupos onde trabalhamos e vivemos;

Excelência – Nós valorizamos o alto desempenho dos nossos funcionários e fornecedores e a qualidade de nossos produtos e serviços. Nós proporcionamos valor aos nossos acionistas

Produtos:

Sistemas de refrigeração compostos por unidades condensadoras. Evaporadores; condensadores remotos eracks.

Publico alvo:

Distribuição, Supermercados, ColdStorage, Trocadores de Calor, Montadora de ônibus

Demanda:

30.000 conjuntos/ano

Previsões de demandas:

Através de reuniões bimensais (S&OP – Sales andOperations) entre as equipes comercial, industrial e financeira, onde são discutidas as previsões de demanda por família de produto para um horizonte de 4 meses.

Aspectos sazonais da demanda:

O mercado de refrigeração apresenta sazonalidade com baixa de demanda no primeiro semestre e alta no segundo semestre com aumento aproximado de 30%. Desta forma, o planejamento de material e produção leva em consideração a sazonalidade para planejar o estoque e disponibilidade de máquina / recurso humana.

Processo de produção:

Seguimos o processo de produção baseado nos fundamentos Lean Manufacturing. Há um

planejamento mestre baseado em tempos de processo versus disponibilidade de máquinas / recursos humanos que se convertem num sistema visual de programação na produção.

Controle dos estoques de matérias – primas

Existem metas estipuladas de giro para cada família de material, com base nestas metas são aplicadas diferentes técnicas de controle de inventário como kanban, JIT, milkrun, etc.

Quantidade de máquinas produtivas:

Aproximadamente 95 máquinas produtivas divididas em dobradeira, punciona eira, tanques de teste, máquina de curva, cabine de pintura, etc; e 13 linhas de produção, as quais são configuradas de acordo com o tipo de equipamento à ser fabricado.

Os tempos de máquinas horários de funcionários operacionais:

A capacidade produtiva da fábrica é de aproximadamente 19.000 horas/mês. A operação funciona em 3 turnos, sendo que a maior demanda é dividida nos dois primeiros turnos.

Como são apurados os processos de demanda e programação de produção, e como são resolvidos os possíveis contratempos referentes aos estoques negativos:

Através de planilhas específicas por linha de produção que considera a demanda versus a capacidade produtiva de máquina e recursos humanos.

Quando se tem uma demanda maior que a capacidade produtiva de determinada linha de produção, é analisado a possibilidade e viabilidade (técnica e de custo) de se produzir em outra linha de produção. Caso não seja possível ou viável, o planejamento de produção reprograma a linha readequando o prazo de entrega.

2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP).

Na visão de Martins (1993), "o objetivo principal do PCP é comandar o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção e ordens de compra - para tanto exercendo funções de planejamento e controle - de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com