TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema político

Resenha: Sistema político. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Um sistema politico chamado de coronelismo, que é uma estrutura de poder que é exercido desde a figura do coronel, senhor dono de terras ou comerciantes com influencia politica em sua região, é um símbolo de autoridade, fazendo valer sua vontade, utilizando muitas vezes maneiras brutais e desumanas, por ser um símbolo é admirado e apoiado muitas vezes pela população, essa estrutura de poder vai até o presidente da republica, o poder publico, que ira garantir ao coronel a sua soberania naquela região. É uma troca de favores mútuos.

O cenário onde se destacava o coronelismo era o Brasil rural, dominado por fazendeiros e senhores de engenho, eram esses os coronéis, como quase ninguém tinha acesso à informação e o coronel, com sua influencia, era o único, que fazia valer sua autoridade e explorava esse fato de que a população não tinha educação ou aceso a ela, o coronel queria o voto do mesmo, com isso se manteria o poder politico. Esta realidade começa a mudar quando os chefes de família migram, para o meio urbano, onde lhe é proporcionado educação e o conhecimento de seus direitos. Com essa migração os coronéis iniciam a impor mais seus desejos, usando de meios violentos e cruéis, assim ameaçando as famílias e os punindo essas pessoas, que por sua vez acatam esses desejos com medo da violência. Assim o coronel continua no poder.

Segundo Lea, o coronelismo é um sistema politico com uma complexa relação entre governo e coronel, que é basicamente troca de favores entre o coronel e poder publico “presidente da republica”, troca de interesses. O coronelismo é um fruto de relações de forças entre os proprietários de terras, comerciantes e senhores de engenho, que lutava pelo poder politico de sua região, que tinha esse poder antes do estado. Leal diz que procurou examinar o sistema, e o coronel só era parte deste sistema, para das quais as relações de poder se desenvolviam, ou seja, o sistema de barganha entre coronel e poder publico. O coronelismo teve seu iniciou seu fim por de 1930, após a prisão de coronéis baianos, e em 1937 chega seu fim com a implantação do Estado Novo.

Nos dias atuais o coronelismo permanece em atuação, por pessoas, de influências sociais e econômicas de uma determina região ou mesmo uma pequena cidade. Com esses coronéis em atividade, que são respeitados e considerados, por seu poder politico e capacidade de influência, fazem favores a população em troca de voto e apoio politico. Como foi visto e comentado no filme “Homem da capa preta”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com