TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Parentescos

Casos: Sistemas De Parentescos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 10

UEM – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

RAQUEL SIQUEIRA GOMES

OFICINA DO CONHECIMENTO DA REALIDADE

Ivaiporã

2011

RAQUEL SIQUEIRA GOMES

OFICINA DO CONHECIMENTO DA REALIDADE

Trabalho apresentado à disciplina de Oficina do Conhecimento da Realidade do 2º Semestre do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá – UEM, sob a orientação da professora Malu Militão.

Ivaiporã

2011

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar os diversos sistemas de parentesco e de matrimônios, de alguns povos mais primitivo. Nos tirando as noções e pré-noções etnocêntricas que nos acompanham desde pequenos. Nos trazendo um conhecimento estritamente sob a realidade, expostas por cada um desses autores e suas obras.

Teremos uma análise resumida dos seguintes autores e Obras:

Radicliffe Brown-Sistemas Africanos de Parentesco e Casamentos

Rivers-Terminologia Classificatória e outras formas de Matrimônio

Evans Pritch-Sistema de Linhagens

Claude Levi Straus - As estruturas elementares de Parentesco

David Schneider- A Biologia como cultura

RADCLIFFE BROWN – SISTEMAS AFRICANOS DE PARENTESCOS E CASAMENTO

Radcliffe Brown tem o casamento como um sistema de parentesco, pois ele é como um arranjo que capacita duas pessoas estranhas a viverem juntas e cooperarem uma com a outra em uma vida social. E fez um estudo de como tudo funciona. Para Radcliffe Brown a definição de parentesco se dá quando uma pessoa descende de um antepassado comum.

Esta forma de interpretação de um sistema de parentesco como um sistema operante que une seres humanos num arranjo ordenado de interações, através do qual determinados costumes são considerados partes funcionantes de uma maquinaria social. Duas pessoas são parentes quando uma descende da outra. Pessoas são parentes cognáticos ou cognados quando são descendentes de um antepassado ou antepassada comum pela descendência através de homens e mulheres.

O que às vezes se chama de família extensa patrilinear, forma-se por um costume pelo qual os filhos homens permanecem no grupo familial do pai, trazendo as suas esposas para viver com eles, de modo que seus filhos também pertencem ao grupo. Entre os bemba da Rodésia do Norte (atual Zâmbia) se acha uma família extensa matrilinear, um grupo doméstico consistindo de um homem e sua esposa com suas filhas e os maridos e filhos das ultimas. O grupo se desfaz, e novos grupos do mesmo gênero são formados, quando um homem obtém permissão de deixar seus sogros, levando sua esposa e filhos com ele.

Radcliffe fala sobre o sistema teutônico que foram desenvolvidas duas teorias pseudo-históricas. Uma delas é que, em tempos pré-históricos, estes povos tiveram um sistema de matriarcado, que, qualquer que seja seu significado, implica uma ênfase na descendência unilinear através de mulheres.

A outra teoria é que, em tempos pré-históricos, os povos teutônicos tiveram um sistema patriarcado enfatizado a descendência agnática. Isto é uma dedução de teoria geral de que, originalmente, todos os povos indo-europeus tiveram um sistema patriarcal.

Em muitas sociedades, o sistema de parentesco também inclui uma forma diferente de estrutura, pela qual toda a sociedade é dividida em um numero de grupos separados, cada um constituído de um conjunto de pessoas que são, ou se consideram, um conjunto unilieal de parentes. Tais grupos de parentes sãos as metades, os clãs e as linhagens.

Diz-se que, entre os toro de Albert Nayanza, a evitação entre genro e sogro é até mais rígida que entre genro e sogra; e entre os lendu, outra tribo de Uganda, o sogro não pode nunca visitar seu genro, a não ser na ocorrência de doença séria de sua filha, enquanto que a sogra pode visitar seu genro e esposa, quando dois meses de casamento se tenham passado. Esse costume é chamado de relações jacosas. A relação jacosa na sua forma recíproca pode ser encarada como um tipo de amabilidade que se expressa por uma exibição de hostilidade. Essa relação é claramente apropriada entre pessoas que na estrutura social global, podem-se tratar como iguais, o que geralmente significa pessoas de uma mesma geração ou relacionadas como avós e netos.

A compreensão de qualquer sistema de parentesco segundo Radicliffe tem que ser feita uma análise em termos de estrutura social e função social. As estruturas sociais são os seres humanos, com relacionamentos e funções definidas, e a função social e a continuidade e estabilidade do grupo, não se preocupando com as necessidades biologicas de cada individuo.

Todos os sistemas de parentesco do mundo são o produto da evolução social. Uma característica essencial da evolução é a diversificação através do desenvolvimento divergente, por isso há grande diversidade nas formas de sistema de parentesco.

TERMINOLOGIA CLASSIFICATÓRIA E OUTRAS FORMAS DE MATRIMÔNIO

Rivers inicia seu trabalho falando sobre as características da terminologia das relações de parentesco nas Ilhas Banks, onde existe o matrimonio entre primos cruzados (é uma relação de pai e filho entre si,sem distinção de sexo). As características peculiares do sistema de Pentecostes poderiam ser divididas em dois grupos, podendo todos os elementos de um dos grupos serem imputados à união com a esposa do irmão da mãe.

O outro grupo consistia em termos nos quais as pessoas separadas por duas gerações eram classificadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com