TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de informação

Tese: Sistemas de informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Tese  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Exercicios Portifólio 01

1- Quais são os objetivos organizacionais dos sistemas de informação ?

Excelência operacional – resultados melhorados com maior lucratividade, atingindo altos níveis de eficiência e produtividade com o auxílio dos sistemas de informação e tecnologias;

Novos produtos, serviços e modelos de negócio – um modelo de negócio demonstra como uma empresa produz, entrega e vende seus produtos e serviços, sendo assim, as tecnologias e os sistemas de informação o meio facilitador para as empresas criarem novos produtos, serviços e modelos de negócios;

Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores – clientes bem atendidos são fiéis, logo, comprarão mais e fornecedores mais próximos podem abaixar os custos;

Melhor tomada de decisões – o balanço final de uma empresa pode ser afetado pela sobrecarga de dados inoportunos ou inúteis em seus gerentes, obrigando-os a trabalhar com suposições, ao passo que utilizando dados em tempo real aperfeiçoam a tomada de decisões pelos gerentes;

Vantagem competitiva – galgar os objetivos mencionados previamente, em geral, conduz a vantagem competitiva;

Sobrevivência – talvez seja necessário a uma empresa investir em sistemas de informação, pois, se tornaram imprescindíveis, pois, permitem integrar os departamentos, de forma a agilizar processos e ainda gerar o Just-in-time (produção por demanda, sem estoques).

2- O que é exatamente um sistema de informação ?

Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema, seja ele automatizados, ou seja manual, que abrange pessoas, maquinas ou métodos organizacionais para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e o cliente.

3- Diferencie dado de informação.

Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.

Em uma pesquisa eleitoral por exemplo, são coletados dados, isto é, cada participante da pesquisa fornece suas opiniões e escolhas sobre determinados candidatos, mas essas opiniões não significa muita coisa no âmbito da eleição. Só depois de ser integrada com as demais opiniões é que teremos algo significativo.

Informações são dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações considerando as informações.

No exemplo da pesquisa eleitoral, os pesquisadores retem dados dos entrevistados, mas quando inseridos nos sistemas e processados produzem informações e essas informações diz que tem mais chance de ser eleito, entre outras.

Desta forma podemos dizer que as informações é o conjunto de dados que foram processados, seja por meio eletrônico, mecânico ou manual e que produziu um resultado com significado.

4- Cite as três atividades básicas em um sistema de informação.

Entrada: captura ou coleta dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente externo.

Processamento: converte esses dados brutos em uma forma mais significativa.

Saída: transfere as informações processadas àquelas que a utilizarão.

5- Enumere e descreva cada um dos quatro passos para resolver problemas organizacionais.

1 - Identificação dos problemas - um modelo de processo para identificar a existencial do tal problema e o que pode ser feito se é por falta de Hardware antigo, capacidade inadequada, falta de treinamento, dentre outros.

2 - proposta de solução

3 - escolha leva em conta a atitude e apoio dos funcionários e gerentes, um fator a considerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com