TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre as Relações da Sociologia com a História

Por:   •  29/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB- CAMPUS IX- BARREIRAS- BA

DOCENTE: RENATO RIBEIRO DALTRO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO

CURSO: PEDAGOGIA - VESPERTINO

DISCENTE: LUCÍOLA DOS SANTOS BATISTA 

RESUMO: A SOCIOLOGIA E A CRISE EM QUE VIVEMOS

Os autores abordam aspectos importantes da evolução da sociologia e das ciências humanas durante a modernidade, especialmente em resposta às crises experimentadas pelo sistema capitalista.

As crises que afetaram o capitalismo durante a modernidade desencadearam uma revolução nos paradigmas da sociologia e das ciências humanas. Isso ocorreu devido às transformações nas forças produtivas e nas relações de produção, que influenciaram diretamente a dinâmica social. Como resultado das mudanças econômicas e sociais, novos fenômenos sociais surgiram. Por exemplo, a industrialização massiva e a urbanização levaram ao surgimento de novos tipos de comunidades e problemas sociais, como a alienação no trabalho e o crescimento das cidades.

As promessas de desenvolvimento trazidas pela tecnologia levaram a expectativas elevadas em relação ao progresso. No entanto, à medida que as crises e as desigualdades sociais persistiram, muitos se desiludiram com essas promessas, resultando em um desencanto em relação à tecnologia e à razão como soluções mágicas para os problemas sociais.

A crise da razão refere-se à percepção de que a racionalidade e a tecnologia não eram capazes de resolver todos os problemas sociais e humanos. Isso levou a uma reavaliação crítica das abordagens baseadas na razão e no progresso.

Diante dessas mudanças e desafios, as abordagens na sociologia e nas ciências humanas começaram a oscilar entre diferentes extremos. Alguns mantiveram uma visão ortodoxa, argumentando que o sistema capitalista poderia ser reformado para resolver seus problemas. Outros adotaram uma visão radical, buscando a negação completa do sistema. E ainda houve tentativas de síntese, procurando soluções interdisciplinares e abordagens mais equilibradas.

Segundo os autores, esse período de crise no capitalismo durante a modernidade, de modo geral, desempenhou um papel fundamental na evolução da sociologia e das ciências humanas. As teorias e abordagens desenvolvidas nesse contexto ajudaram a moldar nossa compreensão das dinâmicas sociais, econômicas e políticas, e continuam a ser influentes no estudo da sociedade contemporânea.

Referências:

OLIVEIRA JÚNIOR, Franklin; COSTA, Luís Antônio de Araújo. O48 Sociologia: licenciatura em história/ Franklin Oliveira Júnior; Luís Antônio de Araújo Costa. Salvador: UNEB/ EAD, 2014. – 3ª Edição 81p. 1. Sociologia 2. ciências sociais I. Título II. Graduação de licenciatura em história III. Universidade Aberta do Brasil IV. UNEB/NEAD

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com