TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialismo

Por:   •  4/5/2015  •  Dissertação  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

O socialismo

Conceito básico: O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo.

A utopia da igualdade

A utopia da igualdade , tem bem como o sentido da frase: utopia=´´o que não existe em lugar nenhum`` a busca de uma sociedade com direitos iguais a todos,tida como a sociedade perfeita.eram defendidas por teóricos como Saint-simon,Fourier ,Proudhon e Owen.

Marxismo

Movimento socialista defendido por Karl Marx, com base de sua força foi o manifesto comunista que levava  idéia de uma própria ideologia do proletariado,oposta ao pensamento liberal.

Materialismo histórico e dialético

As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais.

Este e o materialismo, por isso a teoria de Marx era  materialista ,era dialética pois o mundo é concebido por um processo ,onde o real é contraditório e dinâmico.

A luta de classes

E a luta entre duas classes antagônica: o proletariado  e  a burguesia;O proprietário dos bens é o burguês que   compra a força de trabalho do operário em troca de um salário

Segundo Marx é importante a formação  de uma consciência de classes, na qual o trabalhador descobre que seus interesse são divergentes ao dos dominantes.

Rumo ao socialismo

Para Marx o socialismo consistiria na síntese decorrente da superação da contradição entre o capitalismo e o proletariado

O fim ultimo é o comunismo ,onde o estado desaparece , mas para isso acontecer é necessário fortalecer o poder através da ditadura do proletariado.

O anarquismo

O socialismo anarquista foi defendido por Proudhon e por  Bakunin e Kropotkin

O anarquismo recusa qualquer autoridade, sobretudo a do estado.

Os socialistas anarquistas são contemporâneos a Marx, mas criticam o seu caráter autoritário.

A social- democracia

Diferente do anarquismo e do marxismo tem como ideal conquistar os mesmos objetivos respeitando o jogo democrático e as instituições.

O socialismo real

O socialismo foi empregado em 1917 na origem da URSS, como nem tudo é perfeito

Foi difícil esconder as dificuldades enfrentadas.

Antecedentes da crise

Embora  nos anos 40 a URSS tenha se tornado uma grande potência,a sua planificação econômica foi centrada na industria pesada , deixando assim grande déficit na produção de bens de consumo.

Crise no leste europeu

Ao chegar ao poder Gorbachev lança medidas saneadoras, as quais  vão com tempo desintegrando a URSS.

O socialismo esta morto?

Vemos que o socialismo com a crise foi desmoronando, mas isto não quer dizer que morreu, mas sim que mediante a pratica as medida não foram totalmente usadas devido o começo da crise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com