TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Educação Cultura

Trabalho Universitário: Sociedade Educação Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 3

1 A sociedade dos indivíduos A Sociologia, assim como as demais ciênciasUnidade humanas, tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas e indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças.

2. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Indivíduos e sociedade fazem parte da mesma trama, tecida pelas relações sociais. Até que ponto a sociedade nos condiciona? Até que ponto somos livres para decidir e agir? crédito das imagens: Thinkstock/Getty Images

3. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Entre os povos antigos, o que se valorizava era o grupo a que a pessoa pertencia, como a família ou a comunidade.Galeria Uffizi, Florença, Itália A valorização do indivíduo só começou a ganhar força no século XVI, com a Reforma Protestante. Martinho Lutero (1483-1546), teólogo alemão pioneiro da Reforma Protestante. Representação de Lucas Cranach, 1553.

4. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Castelo de Versailles et de Trianon, Versailles, FrançaNo século XVIII, como desenvolvimentodo capitalismo e dopensamento liberal,as ideias de indivíduoe de individualismose firmaram. Luís XIV e membros da Academia Real de Ciências da França. Tela de Henri Testelin (1667), em que é representada a crescente autonomia do indivíduo em relação às explicações religiosas do mundo.No século XIX, a sociedade capitalista estavaconsolidada, e a posição do indivíduo passou a serdefinida pela propriedade de bens, de dinheiro ou daprópria força de trabalho.

5. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedadeNossas escolhas, seus limites e repercussões 1A vida em sociedade é possível porque seus membros: falam a mesma língua; são julgados por determinadas leis; Thinkstock/Getty Images usam a mesma moeda; têm história e hábitos em comum.Isso lhes dá um sentimento depertencer a determinado grupo.

6. Capítulo O indivíduo, sua história e a sociedade 1 A vida do indivíduo é condicionada por práticas sociais queNiels Andreas/Folha Imagem existiam antes de seu nascimento e por decisões tomadas sem sua participação direta, como a Dia de eleições em Canutama, no Amazonas, em 1998. definição das regras de uma eleição.

7. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Se as circunstâncias influenciam os indivíduos, estes também interferem nas circunstâncias. Thinkstock/Getty Images A direção seguida sempre é resultado das escolhas do indivíduo.

8. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Thinkstock/Getty Images Não existem determinismos históricos ou sociais que tornam alguns indivíduos mais “especiais” que outros, pois a história de uma sociedade é feita por todos os que nela vivem.

9. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1A sociedade não é umbaile à fantasia, em quecada um pode mudar Thinkstock/Getty Imagesa máscara ou a fantasiaa qualquer momento.Desde o nascimento, estamospresos às relações que foramestabelecidas antes de nós e que existem e se estruturamdurante nossa vida. Norbert Elias

10. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade Das questões individuais às questões sociais 1 Questões sociais: Corbis/Latin Stock problemas que vão além do nosso dia a dia e estão ligados à estrutura de uma ou de várias sociedades; Fila de desempregados em Chicago, nos Estados Unidos, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com