TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade, Individuo E Cultura

Trabalho Universitário: Sociedade, Individuo E Cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  2.920 Palavras (12 Páginas)  •  2.332 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O relatório coloca as definições de cultura, individuo e sociedade fala sobre cada um suas características e como o individuo se desenvolve na sociedade. É um relatório que busca o desafio de argumentar sobre a temática das ciências sociais.

O texto mostra o individuo que é formado pelo grupo que pertence com sua cultura costumes e vida cotidiana. Um individuo que já nasce em um organização que possui hábitos e pensamentos definidos que são transmitidos de geração para geração .

O relatório também coloca as fases da sociedade e como elas formam os indivíduos de cada grupo que possuem uma identidade que foi construída ao longo dos anos.

CIÊNCIAS SOCIAIS

SOCIEDADE, INDIVIDUO , CULTURA

A sociedade pode ser definida como um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura uma política ou com objetivos comuns. Uma delimitação física como um território ou um pais.

Podemos dizer que essa sociedade são grupos que partilham laços ideológicos, econômicos. As sociedades humanas através dos seus projetos comum formam uma identidade. A sociedade existe desde o próprio homem, apesar da sua forma de organização ter sofrido mudanças ao longo do tempo. A revolução francesa foi um fator que provocou uma grande alteração na sociedade que e até então tinha uma sociedade dividida em classes em que o individuo não poderia subir de classe.

Existem fatores que podem fazer a analise da sociedade como o grau de desenvolvimento , a tecnologia alcançada e a qualidade de vida. Para Berger a sociedade é constituída por uma realidade objetiva e outra subjetiva que deve ser compreendida em termos de um processo dialético composto de três momentos exteriorização, objetivação e interiorização . Estar em sociedade significa participar da dialetica da sociedade.

A sociedade tem processos de socialização ou seja fases que podem ser socialização primária e secundária. A socialização primaria tem suma importância na vida do individuo nessa socialização se constrói o seu primeiro mundo, aprende – se as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos de comportamentais do grupo. Essas regras básicas são necessárias para integrar o individuo na sociedade através da boa convivência. N socialização primária o ser toma posse de um eu e de um mundo objetivo, ou seja, é integrado a sua dada realidade. Aprende sua personalidade através de uma atitude reflexiva, adquire conhecimento do papel dos outros e neste processo o seu papel. São agentes da socialização primária os pais, os amigos, a escola. A socialização secundaria introduz um individuo já socializado em novos setores do mundo. A socialização secundaria não sobrepõe a identidade criada na socialização primaria . São agentes da socialização secundária as empresas, profissões etc.

Enfim podemos conceituar socialização seja primária ou secundaria o processo de adaptação e readaptação que vai desde o nascimento até ao fim de nossas vidas.

O individuo e o componente da sociedade e podemos definir como individuo um representante de um grupo, de uma espécie para cada grupo existe um tio de individuo e cada individuo tem suas características. O individuo nunca teve tanta importância como no capitalismo . O capitalismo prega que o individuo tem livre escolha, mas o individuo não é um ser autônomo livre e absoluto é resultado de uma fabricação sócio cultural. O individuo pode escolher por exemplo em fazer ou não fazer um trabalho escolar se não fizer fica sem nota, se não trabalhar não ganha dinheiro.

Citamos e observamos que esse individuo tem uma falsa liberdade que é regida pela sociedade com suas normas regras e cultura.

Cultura é definida como ideias comportamentos, símbolos e práticas sociais, apreendidas de geração em geração através da vida em sociedade. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam a geração seguinte onde vai se transformando e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar vivencia das novas gerações.

Então podemos ver que quando nascemos, deparamos comum mundo já organizado com uma sociedade que promove a interiorização e que são os modos de pensar e de agir, do grupo do qual faz parte. A cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, costumes, crenças morais a partir do convívio social.

O individuo e formado pela socialização e pela cultura e assim afirmamos que para realizar uma analise do individuo deve se fazer uma analise do contexto de suas condições e situações sociais. Para Marx as relações sociais de produção condiciona a sociedade.

O individuo é atingido também pelo cotidiano que é aquilo que é habitual ao ser humano, ou seja, esta presente na vivência do dia-a-dia. O conhecimento da vida , cotidiana é a base necessária da pratica social. A existência nos diverso segmentos da sociedade mostra como é a vida de cada segmento como é a vida de cada segmento dando um ideia de como é cada sociedade e a cultura de cada grupo

REFERENCIAS BIOGRAFICAS

http://www.significados.com.br/cultura/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade

http://conceito.de/sociedade

INTRODUÇÃO

O relatório coloca as definições de cultura, individuo e sociedade fala sobre cada um suas características e como o individuo se desenvolve na sociedade. É um relatório que busca o desafio de argumentar sobre a temática das ciências sociais.

O texto mostra o individuo que é formado pelo grupo que pertence com sua cultura costumes e vida cotidiana. Um individuo que já nasce em um organização que possui hábitos e pensamentos definidos que são transmitidos de geração para geração .

O relatório também coloca as fases da sociedade e como elas formam os indivíduos de cada grupo que possuem uma identidade que foi construída ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com