TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia

Resenha: Socioeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Resenha  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1

Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

Um sistema é uma interação de atores e processos em torno de interesses, objetivos ou funções, cuja representação mais comum é a observação de como ocorrem demandas e ofertas desses interesses, objetivos e funções, cuja representação mais comum é a observação de como ocorrem demandas e ofertas desses interesses, objetivos e funções. E um sistema internacional é semelhante à ideia de sistema. A formação de sistema de Nações, ou de Estados Nação com diferentes soberanias nacionais resulta num sistema entre nações ou sistema internacional. A ideia de ordem internacional está diretamente atrelada à capacidade do sistema em forjar uma hegemonia e, a partir desta, certa estabilidade.

Na primeira revolução industrial, uma conjunção muito específica de fatores (ordem geográfica, econômica, política, social e cultural) levou a Inglaterra a ser o berço do capitalismo em sua forma madura e o primeiro país a industrializar se. Ocorre a segunda revolução industrial com o esgotamento da primeira e estende se desde o final do século XIX, passando pela primeira Guerra Mundial e se concretizando com a multiplicação do fordismo e do taylorismo como técnicas de produção, o que significou a passagem da hegemonia da Inglaterra para os Estados Unidos da América (EUA).

Questão 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com