TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de Sociologia

Nome : João Vitor Da Mata Sena

Professor: Leandro Ribeiro da Silva

Curso: Ciências econômicas

A ética protestante do capitalismo

Na introdução do livro, Weber faz uma análise da cultura capitalista moderna e sua relação com o puritanismo (vigor) de muitas igrejas protestantes do século XVI e XVII. Assim, o autor pode observar que geralmente os protestantes da época eram mais bem sucedidos que os católicos. Ele explica isto pelo fato de a ética religiosa protestante esta ligada ao trabalho, logo o trabalho passou a ser uma pratica religiosa para os protestantes.

No primeiro capitulo, Weber promove uma discussão alegando que a maior parte dos homens de negocio da época e dos trabalhadores com uma maior qualificação (maior grau de estudo), eram protestantes. Como referencia a isto, Weber escreve que a porcentagem de católicos entre os estudantes de ensino superior era proporcionalmente inferior à de protestantes,Segundo o autor o fato se explicaria  pela riqueza herdada .Outro exemplo abordado pelo autor,é a referencia ao provérbio “Coma ou durma bem”no qual o protestante prefere comer bem, é o católico dormir.Pois, a igreja católica se recusava dos prazeres matérias para manter o espírito fortalecido em Deus.

No segundo capitulo, Weber chama a atenção para a definição de  “ética social” como uma obrigação que a pessoa deve sentir, em relação a sua atividade profissional,seja ela qual for ,que se aflora com uma utilização seus “poderes pessoais “.O autor também comenta sobre o espírito do capitalismo,mencionado que o aumento de salário não estimula o trabalhador a produzir mais.Logo,ele trabalha apenas para conseguir o necessário para suprir suas necessidades.Entretanto,a diminuição do salário não chega a influenciar a produção, isto a longo prazo.A solução para estimular a produção, é que o trabalho deveria ser feito como uma forma de “vocação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com