TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  1/12/2015  •  Resenha  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 3.1- Tarefa 2

ALUNA: CAMILA MARQUES DE PÁDUA

MÁTRICULA: 201420047

MATÉRIA: SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS- POLO FORMIGA

Novembro de 2015

Desenvolva um texto relacionando todos os conceitos apresentados e exemplificando-os em situações práticas:

a) Cultura organizacional

b) Contexto

c) Objetivo

d) Valores

e) Tecnologia

f) Estrutura de Relacionamento

As organizações possui sua cultura formada ao longo de sua própria existência como unidade com vida própria dentro de uma sociedade, interferindo nas manifestações de seus membros de forma diferenciada. Possibilitando aos indivíduos a serem reconhecidos e de se satisfazerem ao trabalharem nessas organizações.  Tem como finalidade orientar os membros através de normas, crenças e valores para a direção de seus comportamentos e realização das atividades.

Assim, um setor financeiro desenvolverá normas e padrões para que seus membros executem as atividades e os comportamentos desejáveis para que busquem o equilíbrio dos recursos financeiros e do patrimônio liquido.

O contexto social abrange todas as relações sociais, os papeis, as condutas e comportamentos que os integrantes de uma sociedade desenvolvem.

O objetivo da organização está no esforço para atingir aquilo que é proposto, o que lhe falta, o que lhe parece ser essencial para seu funcionamento, a sua meta. Por exemplo, o objetivo de uma escola é proporcional ao aluno conhecimentos, educação com qualidade. O aluno aprende com as informações que os professores ensinam.

Em busca dos objetivos são utilizados os valores que são o modo de ser ou de agir de um individuo ou do grupo. Podendo ser classificado como virtudes ao ser comportamentos bons, aprovados ou louváveis; e concretos quando são de formas de bens, dinheiro, material.

A tecnologia é um recurso utilizado para obtenção das construções ideias para a concretude. Envolve métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É designada em resultado obtida, processos utilizados (manuais, mecânicos, automatizados) e os insumos necessários (máquinas, mão de obra, conhecimentos, habilidades dos executivos, dinheiro e etc.).

Seu uso tem o intuito de facilitar o processo da realização de uma atividade e quando produz resultados esperados, causam alterações nas relações dos membros de um contexto social que passarão a buscar suprimentos para suas necessidades.

Em uma indústria fabril quanto mais investir em máquinas, maior será a produtividade e assim, poderá também modificar seus objetivos.

A estrutura de relacionamentos diz respeito à forma como a sociedade se organiza, o tipo de comportamento, como as pessoas agem habitualmente. Constitui em uma das maneiras para alcançar seus objetivos.

Sua alteração é de forma lenta e gradual, principalmente quando os objetivos, valores, ou a tecnologia são alterados, a sua estrutura também será modificada.

Há tempos, que os registros contábeis das empresas eram feitas apenas em papeis e de forma mecânica. Hoje, com o avanço da informática possibilitou criar planilhas e sistemas que registram e já calculam automaticamente, facilitando à obtenção de informações que o contador necessita, porém fez com que estes profissionais também qualificassem mais nos conhecimentos, e adquirir conhecimentos informáticos para manusear esta tecnologia.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com