TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  19/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

Objecto e Método da Sociologia                                                                   Válter Beira Marques

Ano Lectivo:2013/2014                                                                                 Nº64836 Turma:SA1

2ª Ficha de Leitura

1) Lenoir, Rémi (1996). “Objecto Sociológico e Problema Social”, em Iniciação à Prática Sociológica, Petrópolis, Vozes, pp. 59-106

2) No texto em análise, a problemática centra-se na dificuldade que o sociólogo tem em construir e definir o seu objecto de estudo sociológico. Esta dificuldade deve-se ao facto de a realidade em que o sociólogo está inserido estar pré-construída, ou seja, a génese do problema social em estudo por parte do investigador está pressuposta em categorias que estão pré-construídas, que estão institucionalizadas. Ao longo do texto, o autor utiliza vários exemplos e cita outros autores para explicar a problemática em estudo.

3) 1-Realidade social, 2-Representações sociais, 3- Institucionalização, 4- Problema social

4)   No processo de definição da génese do problema social, o autor refere que não seria útil defini-lo (ao problema social) pois varia em termos temporais e espaciais. Assim, o investigador encontra o seu principal obstáculo nas representações pré-construídas do seu objecto de estudo. Segundo Lenoir, o sociólogo deve ultrapassar este entrave através da descoberta do significado das imposições e das categorias construídas utilizando a observação sociológica (método dedutivo: função de comando da teoria). Deste modo a génese do problema social está assente na legitimação e no reconhecimento.

     Ao longo do texto é abordada a origem social do problema social. É referido que a sua origem resulta da reacção entre os indivíduos e os fenómenos sociais. Nesta reacção que ocorre, os indivíduos utilizam as formas de pressão e expressão através da força do discurso que utilizam. Esta força do discurso vai garantir reconhecimento por parte da entidade estatal, que por consequência leva a uma mudança ao nível da legitimação do trabalho (nível técnico-científico). Então o processo de institucionalização do problema social está pressuposto na origem do problema social.

     Desta forma as relações entre os agentes produtores da acção tornam-se universais e abstractas, é como se a relações sociais sofressem um processo de burocratização ao serem institucionalizadas. Ao existir esta institucionalização das relações que ocorrem na sociedade, o sociólogo depara-se desta vez com um obstáculo na construção do seu objecto de estudo sociológico, já que vai existir um discurso de senso comum que vai limitar a sua pesquisa e estudo. Vai ser mais uma vez através da observação sociológica e do processo de crítica e desconstrução que o investigador vai analisar o processo de construção da institucionalização do problema social e concluir que a realidade social é o produto de lutas entre diferentes categorias (nível político-social).

    Concluindo, na perspectiva do autor o sociólogo tem por objectivo explicar a origem do problema social compreendendo de que forma poderia agir como interveniente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com