TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade: Empresa L&Construções

Pesquisas Acadêmicas: Sustentabilidade: Empresa L&Construções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Educacional – Uniderp

Unidade Pelotas – RS

Ciências Contábeis

Teoria da Contabilidade

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Ciências Sociais

Cilene Wanglon da Cunha Duro – RA: 1299102053

Jessé Barcellos Franch – RA: 9910158669

Rodrigo Wegner da Fonseca – RA: 9910176086

Susane Silveira da Silva – RA: 9910158570

Thaís Nornberg da Silva – RA: 9675455245

Tutora – Magda Vargas dos Santos

Pelotas

4 de novembro de 2014 

Sumário

1. Introdução;

2. Economia e meio ambiente podem sim andar juntos;

3. Sustentabilidade: bom para o bolso e o meio ambiente;

4. Sustentabilidade social nas empresas;

5. Relatório Final. 

1. INTRODUÇÃO

Em tempos de discussão sobre o aquecimento global e responsabilidade social, adotar uma postura voltada para o caminho da sustentabilidade é de vital importância para aqueles que têm uma visão de longo prazo. Desde a última década, a sustentabilidade faz parte da agenda de várias empresas brasileiras publicas e privadas.

E assim sabendo que uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em riscos os recursos naturais – água, solo, vida vegetal, ar – do qual depende. Assim, desenvolvimento sustentável é o modelo de desenvolvimento, que segue estes princípios. O conceito de sustentabilidade, portanto, representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

No entanto a construção civil tem em seu modelo de gestão um grande contraste em relação a sustentabilidade ambiental, já que a indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria.

A cadeia produtiva da construção tem um peso grande também em termos de emissões de carbono. Segundo a UNEP (United Nations Environment Programme), as edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs) relacionadas ao consumo energético.

À medida que a urbanização avança – mais de 80% da população brasileira vive atualmente em áreas urbanizadas – medidas relacionadas à sustentabilidade deverão ser adotadas para garantir a elevação da qualidade de vida da população, e devido ao histórico acima relatado aconselhamos a empresa L&Construções a adotar um modelo de gestão baseado na política de sustentabilidade uma vez que a nossa atual sociedade de mercado se tendência a priorizar empresas voltadas a esse tipo de gestão, uma vez que há uma atual crescente em termos de mobilização sobre a preservação de nosso estimado planeta é de suma importância se adaptar a essa exigência do mercado.

2. Titulo da ação: Economia e meio ambiente podem sim andar juntos

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Reservatório da água da chuva (cisternas). A. Aproveitamento da agua da chuva;

B. Diminui os impactos ambientais;

C. Economia financeira. Oferecendo a seus clientes um reservatório de agua da chuva, além de contribuir com o meio ambiente, a empresa traz economia nos custos da obra para seus clientes.

2. Tinta mineral natural. A. Não agride o meio ambiente;

B. Matéria prima retirada das jazidas certificadas;

C. Embalagens reutilizáveis e recicláveis. Pode ser usada em paredes, pisos e madeiras para todas as etapas da obra. Este produto não faz nem um mal a saúde e ainda ajuda a promover um ambiente saudável, livres de mofo e fungo, trazendo bem estar ao consumidor, economia e menos agressão ao meio ambiente.

3. Titulo da ação: Sustentabilidade: bom para o bolso e o meio ambiente.

Objetivo Ação Resultados esperados

1.Evitar desperdício de água potável. D. Instalar torneiras com fechamento automático

E. Trocar equipamentos antigos por econômicos;

F. Conscientizar os funcionários sobre a importância da economia de água,com ações simples como fechar as torneiras ao ensaboar as mãos; Proteger o meio ambiente e gerar lucros futuros devido a economia de água.

3. Contribuir para controlar o desmatamento. D. Comprar produtos reflorestados;

E. Desmatar em lugares autorizados;

F. Procurar matérias-primas certificadas que valorizem as florestas. Contribuir para a redução de gases do efeito estufa

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com