TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntesi sobre as principais definições de politicas publicas

Artigo: Síntesi sobre as principais definições de politicas publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

SÍNTESI SOBRE AS PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE POLITICAS PUBLICAS

As sociedades modernas têm como principal característica a diferenciação social. Além da diferença no sexo, idade, religião, etc. Também possuem ideias, valores e interesses diferentes. Sendo assim os conflitos devem ser mantidos dentro de limites administrativos, para isto existem dois meios: a coerção e a política. O uso da coerção, ou seja, coagir, reprimir, por em pratica o uso da lei, é uma ação não muito frequente, já que recorrer a este recurso com frequência reduz seu impacto, consequentemente a torna sem um efeito significativo. Temos, então, que recorrer a política.

Segundo Schmitter: Política é a resolução pacifica dos conflitos. Podemos definir políticas publicas também como o conjunto de ações do governo que agem direta ou indiretamente na sociedade influenciando em seu meio familiar, particular e social, Isto é, é um sistema que atua com um determinado fim: o bem comum da população em que foi estabelecido, e por meio de parcerias que facilitam a sua atuação diante de situações que possam trazer risco a população que se encontram em estado vulnerável.

ESTUDO DE CASOS EM POLITICAS PUBLICAS

Temos aqui alguns casos em que é necessário o uso de políticas publicas para a resolução de problemas, como por exemplo podemos estudar a questão do aquecimento global que tem sido uma grande preocupação para os governantes de todo o mundo, em qualquer lugar do planeta existem programas criados para a preservação do clima na terra. É o caso do programa Fundo clima que se destina a aplicar a parcela de recursos reembolsáveis do Fundo Nacional sobre mudanças do clima. O seu objetivo é apoiar a implantação de empreendimentos, a aquisição de máquinas e equipamentos e o desenvolvimento tecnológico relacionado à redução de emissão de gases do efeito estufa. Outra política publica é o programa minha casa minha vida, do governo Lula, que ofereceu a milhares de brasileiros a oportunidade de possuir sua casa própria. Famílias que não tinham onde morar receberam condições, antes impossíveis, podemos assim dizer, de adquirir seu imóvel tão sonhado. Também cito aqui o fome zero, bolsa família.

Para estudar os casos é necessário organizar algumas tarefas e executar as etapas determinadas pela equipe solicitada para a conclusão do caso. No caso de aquecimento global é necessário que se avalie os impactos que são decorrentes de assoes climáticas,a extensão, ou seja, o grau de alcance deste impacto e também suas consequências e repercussão. em seguida descobrir quais medidas serão necessárias e eficazes para a redução destes impactos, colocando em praticas os programas elaborados para tais objetivos.

A IMPORTANCIA DAS POLITICAS PUBLICAS

A política publica é uma medida de intervenção utilizada pelo governo para a resolução dos problemas que envolvem a sociedade em geral. No Brasil a necessidade e a importância das políticas publicas são de grande relevância, pelo fato de o Brasil, ainda ser um pais de terceiro mundo. Hoje podemos dizer que o Brasil possui uma grande demanda de pessoas e famílias que sobrevivem e obtém o seu sustento através de programas elaborados pela política, sem as quais teriam condições subumanas de vida, porém ainda se faz necessário a elaboração de muitos mais programas para que alcancemos uma colocação considerável nos índices de educação, saúde, segurança, moradia, desenvolvimento sustentável, apoio ao idoso, criança e adolescente. Infelizmente o Brasil tem alcançado índices baixíssimos com relação a outros países que, muitas vezes por varias circunstâncias poderiam estar abaixo do Brasil, com tudo, estão muito a nossa frente. É preciso reconhecer que para alcançarmos níveis mais elevados se faz necessários, cada vez mais, o uso das políticas publicas com o objetivo de proporcionar a população condições melhores de vida.

Tipo de indicador O Que indica? Principais caracteristicas Definição

Indice de desenvolvimento

Humano Qualidade de vida da população Aferir os aspectos econômicos, sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana. É um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população.

Indice de Gini

Desigualdade social

Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos.

O Coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países.

Indicadores de Ethos

Responsabilidade Social

Uma ferramenta de uso essencialmente interno, que permite que as empresas avaliem sua gestão no que diz respeito à incorporação de práticas de responsabilidade social, além do planejamento de estratégias e monitoramento do desempenho geral da empresa. Abrange os temas Valores e Transparência, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Consumidores e Clientes, Comunidade e Governo e Sociedade. Seus principais objetivos são ajudar as empresas a: a) compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável; b) Implantar política e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para alcançar sucesso econômico sustentável em longo prazo.

Os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis têm como foco avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios, auxiliando a definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com