TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC FACSUL

Exames: TCC FACSUL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  9.336 Palavras (38 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 38

2 EFICÁCIA EMPRESARIAL

A eficácia empresarial trata-se de quando a organização está fazendo a coisa certa, gerando resultados dentro dos seus objetivos que são determinados em sua missão.

Segundo Chiavenato (2003, p.235):

Para a implementação da estratégia, tornam-se necessárias muitas táticas que se sucedem ordenadamente com o tempo, essa estratégia e definida pela alta administração, enquanto a tática e da responsabilidade da gerência de cada unidade ou da empresa.

Segundo Chiavenato (2000, p.128):

Na organização linear a principal característica é a autoridade única e absoluta do superior sobre os seus subordinados, baseado no nível hierárquico e restringe-se aos subordinados. A organização linear teve sua origem nos antigos exércitos e da organização eclesiástica da idade média. As comunicações entre os órgãos ou cargos da organização são lineares e formais, feitas através das linhas existentes no organograma e limita-se exclusivamente às relações descritas no organograma.

A empresa apresenta uma estrutura organizacional linear, ou seja, é uma empresa de pequeno porte de perfil um pouco mais antigo onde todas as decisões são estruturadas sob uma única linha de subordinação. Há centralização das decisões, as linhas formais de comunicação, geralmente com fluxo descendente, cada unidade de trabalho executa tarefas especificas e bem definidas. Corresponde a uma estrutura simples, conforme ilustrado na figura 2.

Figura 2 - Organograma da Assessoria de Seguros

As vantagens obtidas nesse tipo de atividade são de perfil financeiro, já que o mercado e muito grande e bem aquecido diante da necessidade das pessoas de se proteger o seu bem maior. A empresa tem em suas atividades junto a seguradora, parte nas porcentagens pagas pelo banco a cada contrato firmado quando a mesma e a intermediadora e presta seus serviços de assessoria.

Como a empresa já está consolidada no mercado a muito tempo, ela almeja cada vez mais o reconhecimento de seus serviços prestados, dessa forma mantendo sempre seus status de empresa séria e integra em suas atividades, claro que o lucro e o reflexo de todo um trabalho longo e bem planejado, isso indica todo um reconhecimento adquirido em suas atividades como o desempenho empresarial, nível de prestadores de serviços financeiros.

Bem estabelecida e muito conceituada, a empresa ainda não dispõe de uma sede própria, isso não e algo que cause preocupação imediata, até mesmo por que apesar de complexa os seus processos internos são bem definidos, práticos e pré-determinados, a necessidade de espaço físico não tem sido tão inerente nesse momento dentro da organização, que tem em seus processos os trâmites práticos e rápidos, ainda que, com suporte da instituição financeira, mais ainda assim a direção da empresa tem por objetivo adquirir um prédio próprio para ampliar suas atividades no futuro.

Diante dessas informações citadas anteriormente a organização se vê muito bem estruturada financeiramente, pois sua atividade lhe proporciona uma boa remuneração a ponto de manter a empresa funcionando em momentos de dificuldades com o mercado consumidor. A demanda de mercado sempre existe, o que exige mais da organização e de seus colaboradores internos e externos é vencer a grande concorrência, o ponto positivo da concorrência e que essa assessoria tem como parceira uma instituição financeira de grande porte, que tem em seus atributos uma grande experiência e vasto conhecimento nesse ramo de atividade, isso é um bom diferencial na hora do cliente final levar em conta as garantias de serviços prestados de forma idônea e corretas.

O reflexo dessas atividades de assessoria se mostra de grande proveito aos clientes que dela dependem ou que dela usam para terem suas necessidades atendidas, a qualidade intrínseca, a conveniência, bom atendimento, credibilidade, ética e agilidade nos serviços são algumas das vantagens concedidas pela empresa para e através de seus colaboradores aos clientes finais.

A parceria com o banco para a atividade principal de seguros traz a empresa de assessoria a um patamar de confiança e honestidade junto de seus parceiros e colaboradores, e uma atividade que envolve vários fatores relevantes como a parte financeira de um produto intangível, onde tanto o fornecedor quanto o cliente devem ter como primícias a honestidade e a ética em seus serviços.

A grande demanda do mercado pelos serviços de seguros proporciona aos funcionários dessa empresa ganhos significativos de várias formas, o ambiente de trabalho e um fator relevante, ambientes agradáveis, com boa comunicação, relacionamentos profissionais integro e comum, o perfil do colaborador deve se encaixar nos padrões de atividades da empresa, a remuneração e de acordo com as atividades desempenhadas e a função que exerce dentro da empresa e de certa forma os valores são bem consideráveis para o setor, a organização ainda da à possibilidade de crescimento profissional para aqueles empregados que se destacam e se aprimoram em suas atividades, uma forma de valorizar os empregados dedicados e competentes que são o vapor da organização.

Os benefícios que a empresa gera na sociedade são aqueles esperados de toda organização que cumpre com seus deveres jurídicos, através dos impostos que recolhe e de seus serviços bem prestados a comunidade, através, no caso aqui, dos seguros patrimoniais que vende.

3 EFICIÊNCIA PRODUTIVA

A existência de eficiência produtiva na organização significa que tendo em conta a tecnologia disponível e os preços dos fatores produtivos, a empresa consegue produzir o máximo de bens com o mínimo de fatores produtivos. Deste modo está sendo eficiente, pois está sendo realizado objetivo proposto.

3.1 Controle das receitas e despesas

É o método usado pelas organizações para controlarem seus fluxos de caixa, despesas e receitas. “Receita é um termo utilizado mundialmente pela contabilidade para evidenciar a variação positiva da situação liquida, patrimonial resultante do numero de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com