TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DE GESTAO

Dissertações: TECNOLOGIA DE GESTAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  7.108 Palavras (29 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 29

Capitulo 1

1.1-Definição de comportamento organizacional

Comportamento organizacional é um estudo que se preocupa em como as pessoas se comportam, socializam, interagem e vivem no seu ambiente de trabalho e como isso pode afetar seus desempenhos na empresa melhorando o convívio dos indivíduos e grupos nas organizações aumentando sua produtividade, socialização e procurando compreender suas atitudes e reações para aumentar a eficiência e satisfação do empregado.

As organizações têm um papel fundamental na vida dos seres humanos, pois moldam o comportamento dos colaboradores podendo influenciar as suas maneiras de agir, visando um melhor comportamento, desempenho, comunicação e eficiência. É uma área voltada ao controle e previsão e treinamento do comportamento humano, formando pessoas capacitadas e qualificadas e comprometidas com o trabalho, incentivando a produtividade, de reduzir o absenteísmo e a rotatividade, melhorando as habilidades do ser humano como: motivação, avaliação de desempenho, comunicação efetiva, satisfação com seu trabalho, aprendendo a trabalhar com pessoas de diferentes culturas, e principalmente ajudando os seus funcionários a alcançar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Estudando o comportamento organizacional podemos ter idéias e técnicas em favor de inovações e mudanças necessárias a uma organização aprendendo a lidar com o imprevisível se criando novas opções. Deste modo as organizações começam a compreender como o capital intelectual bem investido acelera o crescimento da mesma. Os componentes de estudo que compõe o comportamento organizacional são: motivação, comportamento, processos de mudanças, planejamento do trabalho, conflitos e o estresse do trabalho. Podemos ainda definir comportamento organizacional como um estudo multidisciplinar das ciências sociais como: psicologia que busca medir, explicar e até modificar o comportamento humano, sociologia que estuda as relações das pessoas entre si, ciências políticas que estuda como é o comportamento de pessoas dentro de um ambiente político ou em como as pessoas manipulam o poder para seu próprio mérito e antropologia que analisam a sociedade e suas atividades ajudando a compreender sobre as diferentes culturas e valores dos indivíduos na sua área de atuação.

1.2- Analise comparativa sobre comportamento organizacional

Segundo Robbins, comportamento organizacional é o campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o proposito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização. (1999:6).

Segundo Chiavenato,(1999,p. 304) comportamento organizacional é o estudo das dinâmicas das organizações e como os grupos e as pessoas se comportam dentro delas. Afirma também que a organização é um conjunto de cooperação de pessoas e grupos com o mesmo objetivo, acelerando os processos traçados no crescimento das organizações.

Comparando as definições de comportamento organizacional pode-se dizer que o primeiro autor se preocupa em como as pessoas agem na organização e se isso poderia influenciar seu trabalho na empresa e o autor Chiavenato definiu comportamento organizacional em como pessoas ou grupos influenciam com suas maneiras de ser e de agir levando para as instituições valores, crenças, motivações e em como a empresa vai funcionar com esses recursos humanos.

1.3-Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados

Primeiramente falaremos sobre o conceito de sistema que é um todo organizado ou complexo; um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário.

Sistemas abertos apresentam intercâmbio com o ambiente por intermédio de entradas e saídas, tem uma grande capacidade de adaptação; ajustam-se ao meio ambiente para sobreviver através da interação com o meio externo, os sistemas abertos restauram sua própria energia, reparando perdas em sua própria organização. A organização deve ser considerada um sistema aberto, ao planejar o seu funcionamento e é preciso levar em conta as exigências e limitações imposta pelo ambiente.

Sistemas fechados não apresentam intercâmbio com o meio ambiente, não estão sujeitos às influencias ambientais, as mesmas são insensíveis e indiferentes não interagindo com o mundo inviabilizando sua existência e levando a morte da empresa.

Sistemas fechados Sistemas abertos

Não troca matéria com o ambiente

Definido pelo conteúdo

Objetivos físicos

Conserva matéria e energia

A entropia sempre aumenta Troca energia e matéria do ambiente

Definido pela forma

Seres vivos, sociedade e empresa

Conserva ordem, informação e memória

A complexidade e a sinergia aumentam

Capitulo 2

2.1-Foi realizado um questionário sobre inovação na empresa do hospital universitário professor Edgar Santos a vinte pessoas. As maiorias das pessoas sabiam o que era inovação e qual sua importância para o consumidor e organizações.

Inovação é uma explosão de novas idéias no contexto empresarial para que mude o cotidiano das empresas. Velhos problemas precisam de novas formas de solução, criação e visão. Uma empresa para poder acompanhar estas informações e mudanças precisa de certas adaptações uma delas é a forma de se administrar de se inovar um produto já existente de se arriscar com o novo e superar velhos padrões. É adquirir novos conhecimentos através de métodos, metas, objetivos e processos contínuos em qualquer setor ou atividade humana.

Inovação significa novidade, novo começo, alterar padrões anteriores para se buscar novas idéias e conhecimentos. É manter a qualidade da empresa de acordo com as necessidades de seus usuários, pois as pesquisas para melhoria de produtos e serviços são aprimoradas com novidades e descobertas. As organizações que não acompanham estas exigências perdem mercado.

É necessário inovar, abrir a mente, quebrando velhos conceitos. As empresas devem inovar para aumentar o valor e a credibilidade da empresa, assim sendo aumentara sua sustentabilidade e seu produto não se tornara obsoleto. Assim atendendo as necessidades do mercado, permanecendo no mesmo e acompanhando as mudanças do tempo, no âmbito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com