TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMPO CONTEMPORÂNEO E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Relatório de pesquisa: TEMPO CONTEMPORÂNEO E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

TEMPOS MODERNOS E O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Uma história sobre o indústria, a iniciativa privada e humanidade em busca da felicidade. Durante o filme é possível verificar de forma clara a depressão que atingiu toda a sociedade norte-americana, após a crise de 1929, que levou grande parte da população à fome.

Os problemas sociais passaram a ser encarados como decorrentes da carência de recursos materiais, intelectuais, assim como a pobreza.

A grande massa de operários ia para as fábricas, sempre vigiados pelos seus superiores, com carga horária altíssima, mostrando o estresse causado pela jornada excessiva de trabalho. A implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias.

No entanto, esse trabalho desumano, só era possível em virtude das desigualdades entre as vida dos pobres e das camadas abastadas, alimentando todo o conforto e diversão da burguesia. O processo produtivo trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento, tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.

O filme mostra algumas semelhanças com as desigualdades sociais aqui no Brasil em várias esferas. Assim como na história de nosso país, as pessoas eram presas ao expressar seus ideais. Mesmo com tanta necessidade de mão de obra, o desemprego, a fome, a miséria eram grandes.

Em virtude da insatisfação da classe operária, surgiram os movimentos grevistas que tinham como principal reivindicação, de melhorias das questões salariais e de trabalho. Esses movimentos eram reprimidos pelo patrões, que por sua vez, acionavam as autoridades para garantir o retorno das atividades fabris.

O sonho de uma vida digna, na maioria das vezes não se tornava realidade, porque a precária condição econômica social imposta ao trabalhador não lhe permitia saciar suas necessidades básicas, tais como: a de carater social, financeiro, habitacional, nutrucionais, entre outros. Esses fatos até hoje ainda faz parte da maioria dos trabalhadores brasileiros que são vítimas de empresários da iniciativa privada, prevalecendo dados numéricos, estatísticos, financeiros e outras que venham a satisfazer os interesses da burguesia.

Devido aos grandes aglomerados urbanos, a pobreza e outros muitos problemas, fizeram com que a assistência a população fosse mais difundida pelos ricos, que ficavam reconhecidos pela sua “benevolência”. Porém, por não se tratar de forma eficaz os problemas da sociedade, o operário fica cada vez mais excluído, sem emprego e sem perspectiva de conquistar suas pretenções pessoais e, até mesmo a sua subsistência.

A questão social no Brasil, na maioria das vezes, ainda é moldada de acordo com os interesses das elites políticas, que com a questão trabalhista firma-se como pretenção social, assume característica paternalista, de política do favor, de patriarcalismo autoritário.

Através do filme Tempos Modernos podemos concluir que a crítica a modernidade e ao capitalismo, representado pelo modelo de industrialização, em que o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ações, não é tão diferente do dia de hoje.

No Brasil ainda existem péssimas condições de trabalho e salários.

O Serviço Social busca através da história modificações necessárias para que a sociedade possa ter condições mínimas de sobrevivência, assim como uma profissão reconhecida, quebrando paradigmas e sendo reconhecido em parâmetro legal e, não como cunho de caridade filantrópica.

Conhecendo os problemas que afetam nossa sociedade será possível educá-los quanto aos seus direitos básicos, travando uma batalha em conjunto com as mudanças ocorridas com a globalização, em que se pede formas de trabalho dignas.

MOVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

O que significa mudar?

Aprender significa mudar, estamos em constante movimento assim como o universo, isso significa mudanças. Mudar da trabalho ela é natural do homem e é imprescindível para se progredir. A mudança acontece constantemente, a cada dia, a cada momento.

ZhakeKastro disse:

“Que mudar é deixar para trás o que o passado, renovar os sonhos e objetivos e cuidar para que os erros não sejam repetidos. Se erros acontecem, que sejam novos, para que haja um efetivo amadurecimento...”

Um exemplo de mudanças foi à introdução das máquinas automáticas e o surgimento das grandes unidades fabris foram resultados materiais da Revolução Industrial, cujos efeitos ultrapassaram os limites da fábrica e atingiram a sociedade como um todo. Neste sentido, não constitui exagero afirmar que a Revolução Industrial, qual um cavalo de Tróia, continha uma revolução econômica e revolução social que mudaram a face do século XIX. Tudo muda a nossa volta ainda que disso não nos apercebamos são uma constante mudança, células que morrem e regeneram-se, cabelos que embranquecem com o passar dos anos, opiniões que se moderam ou se extremam, todo mundo é composto de mudança. Mas o que significa verdadeiramente mudar? Consultando o dicionário veremos que se trata de alterar algo ou substituir alguma coisa, ou seja, um corte com o passado. Sim, é precisamente isso que os radicais da mudança apregoam: Vamos derrubar tudo para reconstruir. Mas reconstruir baseado em quê? Toda mudança faz-se na base da oposição, isto é, eu não estou feliz com o algo, portanto vou arranjar uma alternativa que se oponha a esse algo, no entanto esta alternativa não tem de ser necessariamente o contrário da primeira e esse é o ponto.

Mudança significa adaptação. Tudo deve ser feito rumo à evolução, mesmo que eu não faça nada o mundo não para. Do nada, nada pode ser criado, assim toda mudança parte de pressuposto ou de uma realidade que se mostre ineficaz, incompleta ou obsoleta sendo necessário adaptá-la às novas exigências da vida. Precisamos aceitar as mudanças e fazê-las parte integrantes de nossa vida.

Conseqüências do desemprego enquanto questão social?

O desemprego não afeta apenas as relações de trabalho, mas também o ser cidadão, uma vez que coíbe o individuo de participar na vida social.

Porque na sociedade capitalista o trabalho não é apenas fonte de renda para as pessoas, mas um agente determinante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com