TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO - ATPS

Ensaios: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO - ATPS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS Administração – Etapa 1 – Passo 3

Nos dias de hoje, percebemos que diversas empresas, sejam elas micro, pequenas ou médias; estão ganhando seus espaços fortemente no mercado. Por outro lado, com uma menor freqüência, nos deparamos também com grandes empresas que estão perdendo este espaço, chegando em alguns casos, á falência. Esta situação deve-se principalmente, ao fato da forma como tais empresas estão sendo administradas.

Partindo dos princípios básicos de administração estabelecidos por Taylor e Fayol, podemos perceber diversas semelhanças entre as empresas da época e a JC Confecções, a começar pela liderança.

Fayol possui três princípios que tem forte ligação com liderança, são eles: Autoridade, Unidade de Comando e Linha de Comando. Na época de Fayol, não havia um líder, uma hierarquia, todos mandavam e desmandavam, gerando caos e desordem entre os funcionários, como acontece hoje na JC, mas em um nível menor é claro. Esses princípios juntos, se respeitados, podem dar a voz de comando aos líderes, contribuindo para a organização e comunicação dos funcionários. Vale ressaltar que um funcionário deve receber ordens de apenas um líder, para evitar problemas de comunicação; sendo assim, cada funcionário deve respeitar seu nível hierárquico, conforme explica Fayol nos princípios de Unidade e Linha de Comando.

Outro ponto importante que Taylor verificou e que em seguida foi complementado por Fayol, foram as técnicas de planejamento, que basicamente consistem em planejar todas as tarefas e a forma como elas serão executadas; criando assim, um conjunto de processos padronizados, na qual cada funcionário ficaria responsável por uma parte do processo; aumentando a produtividade e conseqüentemente motivando o colaborador, que teria a possibilidade de ser melhor remunerado, algo que não acontece hoje em nossa JC Confecções, pois as tarefas dentro da empresa não estão sendo divididas, e consequentemente não há uma função pré- estabelecida para cada funcionário, exatamente como acontecia nas empresas da época.

Os conceitos de Taylor e Fayol visam, entre outros fatores, controlar o desenvolvimento do trabalho utilizando uma metodologia estabelecida. Isso exige dos colaboradores, independente de seu nível hierárquico, muita disciplina e unidade de direção, ou seja, todos os funcionários devem estar focados em um único objetivo, como uma verdadeira equipe; e é justamente o que está faltando na JC Confecções.

O que vemos é uma empresa desregrada, com uma estrutura retrógrada, onde não há princípios de conduta ou mesmo um planejamento. Isso justifica a queda nas vendas e até mesmo a reclamação dos clientes, tanto na qualidade final dos produtos como na do atendimento; pois como pode uma empresa gerar um serviço de qualidade, se a qualidade que busca nem mesmo dentro dela está?

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »