TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO E O PAPEL DO ADMINISTRADOR

Artigos Científicos: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO E O PAPEL DO ADMINISTRADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 4

1- O que é uma organização

R: É uma unidade social, em torno da qual se reúnem pessoas para alcançar objetivos específicos. Para isso, fazem planos, estabelecem e dimensionam recursos ( humanos, materiais, financeiros, de informação, espaço e tempo).

2- O que uma organização fornece a sociedade humana

R: Fornece condições para o atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, seja através de serviços públicos, como saúde, saneamento básico, água, energia, segurança publica, controle de poluições, educação, seja através de atividades privadas empresariais ou de associações, clubes, sindicatos etc. É a partir de tais organizações que as pessoas obtêm os meios para a satisfação de suas necessidades.

3- A que esta ligada o avanço do processo da organização

R: O avanço do processo da organização esta diretamente ligado a história do homem, pois as sociedades da Antiguidade distinguiam-se das outras em função de vários fatores entre eles o seu grau de organização.

4- Como definimos uma organização

R: As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes de características diferentes, de estruturas diferentes, de objetivos diferentes . Existem organizações lucrativas ( chamadas empresas) e não lucrativas(como exercito, igrejas, serviços públicos, etc.).

5- A que se refere a palavra Administração

R: A origem da palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e se refere aquele que realiza uma função sob o comando de outro.

6- Segundo Chiavenato qual o conceito da administração

R: Para Chiavenato (2007, p. 11) a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.

7- Quando e onde as teorias administrativas começaram a ser desenvolvidas

R: As teorias administrativas começaram a ser desenvolvidas na Europa e nos Estados Unidos a partir do final do século XIX e inicio do século XX.

8- Em função de que as teorias administrativas foram desenvolvidas

R: Em função do avanço do processo de industrialização.

9- Quais são as principais teorias administrativas e em que ênfase atuavam

Teorias Administrativas Ênfase

Administração cientifica Nas tarefas

Teoria Clássica/ Neoclássica Na estrutura

Teoria das relações humanas Nas pessoas

Teoria estruturalista No ambiente

Teoria da contingência Na tecnologia

Novas abordagens na administração Na competência

10- Como o administrador é considerado

R: O administrador é considerado como um agente não só de condução, mas também de mudanças e de transformação das organizações, sendo visto como um verdadeiro educador e orientador, pois com suas atitudes tem capacidade de modificar comportamentos e atitudes das pessoas.

11- Quais as características da administração

R: A administração possui, entre outras, características como universalidade, especificidade, unidade temporal, valor instrumental, amplitude de exercício e flexibilidade.

12- Quais são os elementos necessários em um administrador

R: Possui elementos como eficiência, eficácia, produtividade, coordenação de recursos, objetivos e grupos sociais que a fazem diferente de outras disciplinas.

13- Quais são as atividades que compreendem o processo administrativo

R: O processo administrativo compreende atividades inter-relacionadas de planificação, organização, direção e controle de todas as etapas que implicam relações humanas e tempo.

14- Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com