TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO DO DEMERVAL DE SAVIANA

Projeto de pesquisa: TEXTO DO DEMERVAL DE SAVIANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

TEXTO DEMERVAL SAVIANI

1- Como o autor justifica o caráter cientifico do marxismo?

Justifica as contribuições decorrentes do esforço cientifico desenvolvido por Marx para compreender os modos como os homens produzem sua própria existência produzindo assim sua própria história.

Marx dirigiu seu pensamento para se entender cientificamente às leis da transformação e do desenvolvimento do processo histórico. “Quando Marx fixa, como seu propósito, pesquisar e esclarecer, deste ponto de vista, a ordem econômica capitalista, esta ele apenas estabelecendo, com máximo rigor cientifico, o objetivo que deve ter qualquer investigação correta da vida econômica... O valor cientifico dessa pesquisa é patente: esclarece as leis especiais que regem o nascimento, a existência, o desenvolvimento, a morte de determinado organismo social, e sua substituição por outro de mais alto nível. Esse é o mérito do livro de Marx” segundo Demerval Saviani. Para Marx uma nova forma social só se constitui após o esgotamento pleno de todas as possibilidades existentes no capitalismo. Para ele uma nova forma social só pode se constituir se tiver manifestação com tendência dominante e global.

2- Como ele explica o fracasso do socialismo?

Marx diz que o socialismo não podia ser explorado, pois não era uma sociedade constituída. Em suma, o desmoronamento dos regimes do Leste europeu, em lugar de significar a superação de Marx, constitui, ao contrário, um indicador de sua atualidade. Levando-se em conta que uma filosofia é viva e insuperável enquanto o momento histórico que ela representa não for superado, cabe concluir que se o socialismo tivesse triunfado é que se poderia colocar a questão da superação do marxismo, uma vez que, nesse caso, os problemas que surgiriam seriam de outra ordem. Mas, os fatos o mostram, ele não triunfou. O capitalismo continua sendo ainda a forma social predominante. Portanto, Marx continua sendo não apenas uma referência válida, mas a principal referência para compreendermos a situação atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com