TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.196 Palavras (13 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO BACHARELADO SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

(Atividades de Praticas Integradas – ATPS)

ANA LUIZA QUEIROZ          RA:129989

                                                                ANA TEREZA         RA: 442194

             CLAUDIA MARIA         RA:8976216210

                                                                            JULIETE DE SOUZA DIAS  RA:442013

CUIABÁ/MT

2014[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO BACHARELADO SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

Relatório apresentado pelos (as) alunos (as) do Serviço Social 4° semestre, à Universidade Anhanguera-UNIDERP, para a obtenção parcial de nota da disciplinaFundamentos históricos e teóricos do serviço social III com o Prof. Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes.

CUIABÁ/MT

2014[pic 3]

SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO

Ana Luiza Queiroz[1]*

Ana Tereza*

Claudia  Maria*

Juliete De S Dias  *

RESUMO

O objetivo dessa pesquisa cientifica e apresentar as condições dos profissionais de trabalho dos assistentes sociais nos dias atuais.

Buscamos mostrar na pesquisa realizadas através de livros, sites e revistas o perfil profissional do assistente social. Mostraremos através de tabelas e gráficos as porcentagens de profissionais existentes nos estados Brasileiros, os três setores publico, privado e terceiro setor, suas características e as porcentagens de profissionais atuantes nestes setores.

Palavras-Chave: Assistente social, os três setores, atualidade.

[pic 4]

SUMÁRIO[pic 5]

INTRODUÇÃO

5

SERVIÇO SOCIAL E A ATUALIDADE

6

RELAÇÃO DE ASSISTENCIALISMO E FILANTROPIA COM SERVIÇO SOCIAL

7

MERCADO DE TRABALHO NA ATUALIDADE PARA O PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL

8

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO TERCEIRO SETOR

15

CONSIDERAÇOES FINAIS

17

REFERENCIAS

18

[pic 6][pic 7]

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem grande importância para enfatizarmos a formação de profissionais do curso de serviço social os tornando críticos através dos dados apresentados onde mostra através de pesquisa feita pela (CFESS) Conselho Federal de Serviço Social, o perfil geral dos assistentes sociais, idade, sexo, orientação sexual etc.

Faz com que possamos ampliar a visão teórica a respeito do profissional de serviço social, o tema escolhido pelo grupo para a apresentação deste trabalho foi serviço social e o processo de trabalho, a relação entre o serviço social e a Filantropia, mercado de trabalho na atualidade e também mostrando em quais setores os profissionais do serviço social poderá atuar.

SERVIÇO SOCIAL E A ATUALIDADE

O assistente social possui na atualidade as experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo dos anos, nos dias de hoje a sua atuação profissional é modificada colocando-se em conta a necessidade das exigências e das contradições da sociedade capitalista, entretanto nem sempre foi assim, o serviço social era basicamente influenciado pela igreja católica.

 O Serviço Social vem buscando se configurar como uma profissão que opere de forma integral com o individuo social. Grandes foram às dificuldades, pois o mesmo nascera no berço da caridade filantrópica e foi usado como tática das classes dominantes que por meio de mecanismos de silenciamento, conformismo mecanicista e ajuda caritativa que unicamente visavam manter o proletariado preso nas garras da ignorância para que não reclamasse sua posição de desigualdade, além de não suprir a real necessidade social. Se desfazer desses ideais muito custou para mudanças e rupturas para a consolidação de uma profissão que beneficie verdadeiramente a sociedade. Foi necessário adotar a modalidade interventiva na resolução das questões sociais, essa linha de intervenção aparece não apenas como reedição do citado assistencialismo caritativo desenvolvido pela igreja católica e entidades filantrópicas, também frente às transformações do mundo globalizado, o assistente social se insere para encontrar respostas sólidas às especificidades da questão social, sendo esta, segundo José Paulo Netto, o conjunto de problemas políticos, sociais, e econômicos reclamados pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo.

O assistente social é chamado hoje a atuar no âmbito dos conselhos de políticas sociais (saúde/assistência social) e de direitos da criança e do adolescente, de idosos e de deficientes. Os profissionais estão também contribuindo para a criação de formas de outro consenso – distinto daquele dominante – ao reforçarem os interesses de segmentos majoritários da coletividade. O assistente social é, neste sentido, um intelectual que contribui, junto com inúmeros outros protagonistas, na criação de consensos na sociedade.

É dentro desse contexto que estamos inseridos como profissionais do Serviço Social, lutando por uma sociedade mais justa, com valores e ideais respeitados, através dessa profissão que é imprescindível para o coletivo e o Estado de Bem-Estar ou Seguridade Social.  Em suma a prática do assistente social consiste em um processo de prover indivíduos de conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar e transformar o meio em que vivem ao assumir o Projeto Ético Político os assistentes sociais assumiram também a luta contra a ordem social vigente, estando sempre comprometidos em atuar na contra corrente, criando bases e caminhos direcionados à transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (318.3 Kb)   docx (914.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com