TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL

Trabalho Escolar: TRABALHO INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

Para Mankiw (2008), a taxa de câmbio é entendida como a relação de troca entre duas unidades monetárias diferentes, ou melhor, quer justificar o preço real entre uma e outra determinada moeda, de dois países distintos.

Entende-se por taxa de câmbio o preço de uma moeda estrangeira qualquer medido em unidades ou frações da moeda nacional. Como ocorre praticamente em todo mundo, a moeda mais utilizada em tal aferição é o dólar norte-americano, fazendo dessa moeda a referência usual de cotação a ser utilizada no meio financeiro nacional e mundial.

O gráfico 01, correspondente a oferta e demanda por moeda estrangeira, bem como a taxa de câmbio apresentam uma curva da demanda por moeda estrangeira tem indicação negativa em relação à taxa de câmbio nominal, isto porque a oferta estrangeira tem a finalidade de financiar as importações.

De maneira, a taxa de câmbio funciona como uma espécie de unidade de peso ou medida a ser aplicada no campo econômico, servindo assim como referência do custo de uma determinada moeda em relação à outra qualquer. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, assumindo maior ou menor valor com a evolução das transações financeiras do dia.

O ambiente onde se realizam as operações de câmbio é denominado “mercado de câmbio”, responsável por conectar os interesses dos diversos agentes em negociar moedas estrangeiras, comprando e vendendo de acordo com suas necessidades.

De tal forma, quem está responsável pelo fornecimento das moedas no país, ou seja, os denominados agentes autorizados, entendido como o Banco Central do Brasil, são incumbidos de fazer a operação deste setor financeiro, cuja função é de repassar estas divisas aos clientes que as necessitam (empresários, empreendedores, comerciantes, etc.).

No Brasil, o mercado de câmbio está organizado em dois seguimentos distintos, o mercado livre, também conhecido como comercial, e o mercado flutuante, denominado também de turismo. O parâmetro para a realização de negociações em dólar no mercado livre ou comercial é o dólar comercial, utilizado especialmente por empresas que desejam realizar operações de importação e exportação, ou então investimentos estrangeiros no país, empréstimos a residentes sujeitos a registro no Banco Central e pagamento e recebimento de serviços (DORNBUSCH, 1991, P.145).

Por outro lado, a taxa de câmbio está definida de forma indireta quando exprime o preço de uma unidade monetária de moeda nacional em unidades monetárias de moeda estrangeira (exemplo: taxa de câmbio está definida em termos indiretos para os habitantes da zona euro, pois exprime o preço de uma unidade monetária nacional, o euro, em unidades monetárias de moeda estrangeira, o dólar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com