TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE ACESSIBILIDADE

Por:   •  11/5/2015  •  Seminário  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO SOBRE ACESSIBILIDDE

PROBLEMA

Falar-se em Acessibilidade hoje, não deve ser algo apenas no discurso ou no papel, deve realmente ser uma atitude, onde devemos acreditar que não existem diferenças entre as pessoas, se quer por elas apresentarem algum tipo de necessidade especial.

Defender a construção de uma sociedade inclusiva compromissada com as minorias, na qual se insere os indivíduos que apresentam necessidades especiais. Dar ênfase ao continuo das diferenças individuais faz com que a proposta inclusivo/integradora estimule a ação centrada no respeito pelas diferenças.

Mas será que a cidade de Campo Formoso, localizada no norte do estado da Bahia, oferece infraestrutura e condições para  pessoas com deficiências  e idosos acessarem  facilmente todos os seus estabelecimentos?

JUSTIFICATIVA

 A acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas, nos quais obras e serviços do espaço urbano ainda não encontram-se adequados às necessidades de inclusão de toda população.

Acredita-se que a acessibilidade torna um ambiente mais humanizado e não propicia, ou ao menos reduz, a exclusão social de pessoas com dificuldades de locomoção ou mobilidade reduzida.

Os Seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Dotados de razão e de consciência devem agir uns para os outros em espirito de fraternidade. Partindo do ponto que todas as pessoas tem direito ao convívio social, escolar e familiar, precisa-se cada vez mais quebrar tabus, entender cada uma de suas deficiências e adaptar o ambiente para recebê-las.

A inserção deve ser de forma responsável, tornando acessível para melhoria da integração, gerando um educar qualitativo, valorizando a construção e o conhecimento. Garantindo, assim, a inserção de todos os indivíduos de forma ética e politica para a formação de uma sociedade inclusiva às necessidades de todos, com direitos e deveres.

Portanto, é de grande valia para uma futura melhoria e/ou aperfeiçoamento nas condições de acessibilidade existentes e surgimento de outras, para integrar toda a comunidade e torná-la exemplo na inclusão social.

OBJETIVOS

Verificar se nossa cidade oferece estrutura para as pessoas com deficiência e idosos se locomoverem adequadamente, conscientizando as entidades públicas e privadas sobre a importância da acessibilidade para todos.

Específicos

  1. Analisar o interesse pessoal da comunidade em melhorar o acesso aos ambientes;
  2. Verificar as condições em que se encontram as ruas;
  3. Relacionar as diferentes opiniões existentes;
  4. Sugerir melhorias e propostas.
  5. Colocar em foco a visão do idoso e do deficiente em relação à integração do mesmo na comunidade.

HIPÓTESES

        Acredita-se que a acessibilidade e mobilidade urbana não é integralmente instituída na comunidade. A busca pela melhoria permanece em andamento, mas a maioria das ruas e ambientes ainda continuam inacessíveis ou com condições limitadas.

        É certo que os deficientes e idosos, sentem-se excluídos do meio social.  Sendo que a sociedade tem, em seus alicerces, a crença de que todas as pessoas tem direito a participação ativa nas relações sociais, contribuindo de alguma Forma para seu desenvolvimento. No processo de inclusão, busca-se dissipar as barreiras e estigmas consolidados em relação a grupos socialmente marginalizados, do qual fazem parte os portadores de deficiência. A dificuldade na acessibilidade gera transtornos e exclusão, além de privar seus direitos de circulação livre.

REEFERENCIAL TEÓRICO

Acessibilidade em relação aos Deficientes e idosos está sendo um dos temas mais atuais e importantes no geral e vem ganhando espaço, devendo ser tratado com seriedade. De modo geral, permite aos idosos e às pessoas com deficiência, seja definitiva ou temporária, participarem de atividades que incluem o uso de edifícios, produtos, serviços e informações em condições de segurança, calçadas, rampas, conforto e autonomia.

O termo Acessibilidade refere-se a tudo o que se possa alcançar, conseguir ou possuir. [...] Podemos definir acessibilidade como o direito de ir e vir de todas as pessoas, com autonomia e independência, isto é, o direito básico garantindo pela Constituição Brasileira, e que somente agora passa a ganhar a merecida atenção dos envolvidos.” (ALCÂNTARA, Luiz Carlos. Engenheiro Civil). 

        De acordo com a concepção do autor em desconhecimento da norma ou falta de bom senso, portadores de deficiências, idosos encontram obstáculos no acesso a cidade (órgãos públicos, comércios, igrejas, escolas, dentre outros) . Assim facilitando, a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.  

        A mobilização da sociedade como um todo, ao estabelecer um real processo de inclusão social, definirá claramente o direito das pessoas portadoras de deficiência ou não, a viver uma vida de forma normal quanto lhe seja possível, sem que a segregação provenha de nenhum aspecto relativo ao sistema social.

        Atualmente, obras e serviços de adequação do espaço urbano estão em andamento para atenderem as necessidades de inclusão de toda a população. Construções adaptadas e equipadas para garantir o máximo conforto e segurança aos moradores da terceira idade, já permitem referências de espaços adequados à vida doméstica de todos. Assim também, empresas e órgãos públicos tiveram que se adaptar e vários setores investiram na reforma ou construção de novos espaços em adequação à norma, como por exemplo, bancos, universidades, shopping centers, estações de trem e metrô.

A Constituição Federal contempla, em seu artigo 1º, dentre seus principais fundamentos, a cidadania e a dignidade da pessoa humana, tendo como um dos seus objetivos fundamentais, de acordo com o inciso IV do artigo 3º, promover o bem de todos, sem preconceitos e quaisquer outras formas de discriminação.

Constituindo o cidadão o sujeito no gozo dos direitos e no desempenho dos deveres de uma vida em sociedade (FERREIRA, 2004), o pleno exercício da cidadania e a participação ativa em seu meio devem ser garantidos, não devendo existir restrições ao direito de ir e vir, nem nas vias de circulação externa, nem no interior dos locais que se quiser acessar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com