TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE APS

Ensaios: TRABALHO SOBRE APS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 5

Autora: Estéfane Santos

APS

(ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)

XII Mostra Acadêmica

A turma de fisioterapia do 2° período da faculdade objetivo (Palmas-To) organizou a XII Mostra Acadêmica com duração de 05 dias. Cujo o objetivo era ministrar minicursos e palestras relacionadas á graduação . O tema escolhido pela turma foi: A Fisioterapia e suas diferentes interfaces.

O ínicio dessas atividades foram à partir do dia 21/10/2013 ocorrido nas dependências da faculdade. A turma foi dividida em grupos, com a finalidade de cada qual ficar responsável por cada seguimento dados pelos Professores de Anatomia Rony Karther e o professor de Fisiologia Geral e Bioquímica Roberto Souza.

O grupo responsavel Pelo Certificado e Oficio foram;Estéfane, Geovanna , Iara , Juliana, Ellem e Bianca. Elaboramos as fichas de inscrições , e o certificado para cada palestrante e para todos os acadêmicos do curso de Fisioterapia.

As palestras e minicursos seguiram dos dias 21/10 com a abertura na quadra de esportes da faculdade , com gincanas e um grupo de hip hop da rede pública de ensino de Palmas-To . Durante a semana seguiu o evento com supervisão dos professores responsáveis citados acima e o encerramento na sexta-feira 25/10 com um coffe break para os alunos da turma e convidados.Este ano a faculdade decidiu inovar nas apresentações e no formato de fazer a semana acadêmica. Os alunos responsáveis pela apresentação tiveram total apoio de outras turmas interessadas em fazer os minicursos e, assistir palestras contando carga-horária .

A faculdade cedeu salas para as apresentações nos horários de 19:25 à 22:00 hrs. A Amostra Acadêmica foi destinada especialmente para quem cursava o curso de fisioterapia. O evento é voltado para os acadêmicos do curso de Fisioterapia e destina-se a acrescentar conhecimento e experiências a esses futuros profissionais da saúde.

Palestra 1: Mat Pilates

PROFESSORA: LARISSA CRISTINA

A professora Larissa Cristina ministrou um minicurso de duração 3hrs sobre mat pilates . Mat Pilates é uma aula de Pilates fora dos aparelhos. Aprimora a postura, desenvolve a consciência corporal, a flexibilidade, o equilíbrio e a força muscular. Alivia dores, tensões e estresse. Praticado há mais de 70 anos o mat pilates tem foco na concentração e se caracteriza por uma grande variedade de movimentos fluidos, executados com poucas repetições, que buscam desenvolver o centro de força (abdômen, quadril e coluna lombar, onde se originam a maioria dos movimentos humanos) e o controle da respiração. Indicada para qualquer nível de praticante.

A Professora buscou mostrar a quem estava presente os benefícios deste exercício com finalidade de ser aplicado no dia-a-dia . A prática do Pilates surge como uma nova tendência na realização de exercícios físicos, trazendo uma abordagem de valorização da interação entre a mente e o corpo, em busca de uma maior consciência corporal e de uma postura mais equilirada. Além da contribuição para a forma física, nos últimos anos, o Pilates tornou-se um método popular na reabilitação .Hoje utilizado por fisioterapeutas como auxílio ao tratamento fisioterapêutico , nas mais diversas patologias ortopédicas, reumatológicas e respiratórias.

Palestra 2: Biodança

Professora: Cirlei Bezerra

A professora Cirlei ministrou durante a semana o minicurso sobre Biodança e sua importância na área de fisioterapia.Preocupou-se em interar o grupo com o seu corpo e fez com que todos buscassem ali o refúgio do cotidiano.Movimentou o corpo e trabalhou ali a evolução de cada um, tirando medos e preocupações.

Palestra 3 : Reabilitação Cardiopulmonar pós Revascularização do Miocárdio - Fase I

Professora: Isabel Cristina

O minicurso teve duração de 03 hrs e buscava ali enfocar a importância de que a abordagem de prevenção primária e secundária das doenças cardiovasculares, ainda é bastante baixo e poucos pacientes são encaminhados para programas de exercício ou de reabilitação cardíaca.

Falou que hoje existe um PES (Programa de exercício supervisionado) que é prescrito e acompanhado pelo médico. Onde é indicado exercícios aeróbicos, de fortalecimento muscular e de flexibilidade.

Palestra 4 :Órtese e Prótese

Professora: Cláudia

A professora Claúdia ministrou um minicurso abordando sobre órtese e prótese. A necessidade delas na vida do ser humano passa a ser importante após algum trauma acometido por acidente congênitos, ou adquiridas.

Elas vão substituir alguma parte do nosso corpo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com